Está aqui
Alunos fortalecem competências nos InterTurmas do OP Jovem
O OP Jovem continua a fomentar a participação dos jovens cascalenses. Desta forma, decorreu hoje, 10 de dezembro, no Seminário Torre D’Aguilha, um dos encontros InterTurmas. Num ambiente marcado pela colaboração e criatividade, os alunos participaram em diversas dinâmicas que os vão capacitar para implementar o projeto nas suas escolas.
“Este projeto, que teve o seu início em 2016, tem vindo a desenvolver capacidades e competências nos jovens, ligadas à liderança, à comunicação, à resolução de problemas e à autonomia, o que é fundamental para a implementação deste projeto nas 16 escolas que trabalham com o Município de Cascais. Estes jovens tomam conta e noção do que são as competências, dos conceitos da democracia participativa, representativa e liderança jovem, e ficam capacitados para mobilizar nas suas escolas o projeto, que é um projeto de co-decisão inserido no Sistema Municipal de Participação”, palavras de Lurdes Pereira, coordenadora do OP Jovem.
Depois da sessão introdutória, realizada anteriormente, que apresentou a edição de 2025 às escolas, os InterTurmas representam agora a fase prática do processo, onde os estudantes assumem diversos papéis. Esta etapa integra a vertente de Participação Juvenil e Capacitação, que, ao longo dos anos, já envolveu 2755 jovens e proporcionou formação acreditada a 220 professores, reforçando a literacia democrática e a educação para a cidadania.
O OP Jovem tem-se afirmado como uma referência nacional em participação juvenil, reunindo, desde 2016/2017, um total de 3763 ideias para melhorar as escolas e 1723 propostas destinadas à comunidade, envolvendo mais de 15600 jovens em sessões públicas. Em termos de impacto financeiro, 52412 jovens já participaram diretamente na decisão de mais de 6,2 milhões de euros de investimento municipal. Anualmente, são atribuídos 10000 euros às ideias escolares e 350000 euros às propostas de âmbito comunitário, algumas das quais chegaram mesmo a avançar para o Orçamento Participativo de Cascais e já se encontram implementadas.
À medida que se aproxima o seu 10.º aniversário, a celebrar em 2026, o OP Jovem continua a fortalecer o seu papel enquanto instrumento de participação e cidadania ativa, construindo uma comunidade mais democrática, inclusiva e atenta à voz dos jovens.
Mais informação sobre o OP Jovem aqui.
CMC | IM | SM









