CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

App da Câmara de Cascais entre as melhores do mundo no World Summit Award 2017 da ONU

Vice-Presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, apresentou a "App CittyPoints", que concorre com outros 39 melhores projetos e cujo vencedor será divulgado hoje à noite.

Depois de ver a sua app "City Points" ganhar na categoria Government & City Engagement, a Câmara de Cascais disputou na quarta-feira, em Viena de Áustria, o Grande Prémio do World Summit Awards que irá distinguir o melhor projeto mundial de inovação digital com impacto na sociedade. O vencedor será conhecido hoje à noite.

A APP CityPoint Cascais foi um dos dois grandes vencedores nacionais da edição deste ano do World Summit Award, iniciativa realizada no âmbito das Nações Unidas. Cascais integra o grupo dos 40 melhores projetos mundiais que venceram nas oito categorias depois de terem sido apurados entre as mais de 400 candidaturas de 150 países.

O Vice-Presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, apresentou a APP ao Grande Prémio, com os restantes 39 melhores projetos, e cujo vencedor será divulgado hoje à noite.

Cascais foi o único município dos 180 países a vencer o WSA 2017, voltando a destacar-se internacionalmente pela sua capacidade de inovação e pelo impacto global das ideias locais. Da big data ao turismo, passando pela impressão 3D, por uma plataforma de trabalho focada no talento feminino até à capacitação de pequenas explorações agrícolas, os 40 vencedores - cinco por cada uma das oito categorias a concurso - abrangem um vasto leque de projetos e de tecnologias que têm conteúdos verdadeiramente únicos e excecionais.

Batizada com o nome CityPoints, a app de Cascais visa premiar cidadãos que façam escolhas sustentáveis para a vila. Através dela é possível acumular pontos ao realizar acções predefinidas (p ex fazer reciclagem, usar transportes públicos ou bicicletas, aderir a ações de voluntariado ou votar no Orçamento Participativo 2017, cuja votação decorre até dia 8 de Dezembro) que depois podem ser trocados por livros, plantas, entradas gratuitas em museus, visitas guiadas, ingressos para eventos, serviços de cuidados de animais, etc. Para obter estas "ofertas" basta descarregar a APP e registar-se no CityPoint Cascais. 

Cascais é o 1º concelho a utilizar a aplicação, mas pretende-se que outros municípios venham a aderir ao sistema, o que permitirá potenciar sinergias e alargar a rede de oportunidades para os cidadãos. 

A APP SnapCity foi o segundo vencedor nacional, mas na categoria Culture & Tourism.

O WSA foi iniciado em 2003 no âmbito das Nações Unidas (United Nations World Summit on the Information Society - WSIS) e, desde então, seleciona e promove projetos de inovação digital que tenham impacto nas sociedades de todos os Estados membros da ONU.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0