CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Apresentação do Projeto de arquitetura da nova Escola Secundária de Cascais

Escola Secundária de Cascais é “provisória” há 45 anos e vai finalmente ser renovada.

Mais de quatro décadas e cinco gerações depois, a Escola Secundária de Cascais, em instalações desde sempre consideradas “provisórias”, vai finalmente ser renovada. A iniciativa que pertenceu à Câmara Municipal de Cascais, após acordo com o Ministério da Educação, viu hoje o seu projeto de arquitetura apresentado ao público no Centro Cultural de Cascais. O projeto vencedor do concurso público é da autoria de Pedro Matos Gameiro Arquiteto e da “Bugio II – Arquitetura”.

A autarquia pretende agora alargar o processo participativo e estender a participação da comunidade escolar à fase de execução deste projeto. Nesse sentido, no próximo dia 17, segue-se uma consulta pública com apresentação do projeto, seguido de um diálogo participativo com toda a comunidade escolar nas velhas instalações da Escola Secundária de Cascais. Na ocasião, alunos, professores e comunidade terão oportunidade de avaliar e sugerir melhorias ao projeto de arquitetura. O acordo que permitiu vencer este longo impasse que impedia a renovação do parque escolar de Cascais foi celebrado em 19 de julho de 2019 e prevê um investimento municipal total estimado de 40 milhões de euros na requalificação de 11 estabelecimentos de ensino, e define como primeira prioridade a renovação da nova Escola de Cascais.

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais considerou que este “foi um processo complicado” e “um desafio” que enfrentou críticas variadas sem sentido. O estado de degradação em que se encontra esta escola “era uma das vergonhas de Cascais”, disse na apresentação do projeto de renovação. Carlos Carreiras prevê que todo o parque escolar do concelho esteja renovado até setembro de 2023.

Segundo o autarca, Cascais tinha-se oferecido para substituir o Estado Central ao fazer um investimento em todo o parque escolar do município. “Fizemos todo o levantamento, a Carta Educativa e o Plano Estratégico Educativo para Cascais e, no final, percebemos que havia um problema de instalações,” adiantando que, à época, calcularam que seria necessário investir “39 milhões de euros em variadíssimas escolas do concelho”, valor que atualmente deverá já estar ultrapassado.

O Vereador Frederico Pinho de Almeida, com o pelouro da Educação na CMC, afirmou que hoje foi “um dia muito importante e mais um passo na concretização desta obra, mas o que a Câmara quer mesmo é chegar ao dia da inauguração” desta importante obra. “Hoje, a própria comunidade educativa de Cascais já respira de outra forma e acredita que isto vai ser verdade, vai mesmo acontecer”, sublinhou. “Após 45 anos, é uma realidade que vai haver uma nova Escola Secundária de Cascais”, disse, acrescentando que, em breve, (dia 17) será envolvida a comunidade, e para que esta possa “dar contributos” que melhorem o projeto e se contrua uma escola nova que vá ao encontro dos objetivos desta comunidade educativa.

Por seu lado, a Presidente da CAP do Agrupamento de Escolas de Cascais, Inês Muller, disse que este era “um dia muito feliz” em que se concretiza um sonho de há muitos anos” para alunos e professores “Ficamos apaixonados pelo projeto de arquitetura”, confidenciou, destacando o facto de a renovação da escola ocorrer sem afetar o normal funcionamento das aulas. A proposta vencedora do projeto baseia-se na criação de um pátio central rodeado por galerias exteriores a partir das quais se tem acesso às salas nos pisos superiores.

A disposição dos edifícios no piso térreo - onde se propõe o funcionamento de zonas comuns, ligados por zonas comuns cobertas - permite uma ligação visual entre a nova escola e a zona urbana envolvente, ideia que é igualmente destacada pelo júri do concurso público. O júri do concurso destacou o “excelente rácio entre área útil e área bruta” da proposta e a “forma cuidada” como foi elaborada a estimativa de custos de construção “coerente com os objetivos estipulados”. S.R.S.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0