CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Apresentação Livro Fernando Lopes-Graça: Uma Fotobiografia

Hoje, dia 17 de dezembro de 2018 comemoram-se 112 anos do nascimento de Fernando Lopes Graça e para assinalar a data, Manuel Deniz Silva e António Corvelo de Sousa apresentaram todo o processo de construção da fotobiografia do compositor.

O Livro Fernando Lopes-Graça (1906-1994): Uma Fotobiografia foi apresentado na Casa Verdades Faria no Museu da Música Portuguesa, no Monte Estoril. A obra é composta por nove capítulos que permitem conhecer o percurso pessoal, estético e político de Fernando Lopes-Graça.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, esteve presente na apresentação e fez questão de agradecer “ao grupo de amigos que desafiou a Câmara Municipal de Cascais a fazer esta homenagem ao longo deste ano e, em especial, aos autores por nos proporcionarem esta obra”. O autarca agradeceu ainda à Fundação D. Luís I pela parceria neste projeto e na execução de todas as iniciativas ao longo do último ano.

Para o presidente, “Fernando Lopes-Graça continua ainda muito presente na comunidade de Cascais, não só a partir da Casa Verdades Faria e do Museu da Língua Portuguesa mas também em tudo aquilo que ele inspirou muitos outros pela sua atividade, militantismo e atos de cidadania participativa que na altura não se fazia tanto”.

Manuel Deniz Silva e António Corvelo de Sousa foram os investigadores responsáveis pela realização da obra, a convite do Professor Mário Vieira de Carvalho e em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I.

O autor Manuel Deniz Silva destacou “que há muitos elementos inéditos na obra, entre eles uma árvore genealógica de Fernando Lopes-Graça que até ao momento não existia mais nenhuma igual.” Na apresentação do livro, o autor aproveitou ainda para agradecer à Fundação D. Luís I, à Casa Verdades Faria e à Câmara Municipal de Cascais por todo o apoio prestado à construção deste livro.

O trabalho dos autores consistiu na seleção de um conjunto de imagens conservadas no arquivo pessoal de Fernando Lopes-Graça no Museu da Música Portuguesa (fotografias, partituras, correspondência, manuscritos, documentos políticos e administrativos, capas de livros e de discos, programas de concerto, artigos de jornal), às quais se juntaram diversas fontes recolhidas noutros acervos, muitas delas inéditas. São duzentas e cinquenta e cinco páginas, com uma seleção de pouco mais de 600 documentos, acompanhados de textos de Fernando Lopes-Graça que apoiarão a leitura.

Esta apresentação corresponde a uma primeira versão digital, a que se seguirá uma versão impressa, mais extensa, com incorporação de novo material relevante. A fotobiografia destina-se prioritariamente a despertar o interesse do grande público pela figura de Fernando Lopes-Graça. No entanto, a disponibilização de documentos inéditos ou raros constituirá, sem dúvida, uma contribuição importante para os estudos sobre a história da música no nosso país e para a compreensão dos debates intelectuais e estéticos do século XX português.

O lançamento desta obra é a última iniciativa de um conjunto de atividades, concertos, entre outros que decorreram no último ano em Cascais para homenagear Fernando Lopes-Graça.

Leia aqui a versão digital do Livro Fernando Lopes-Graça: Uma Fotobiografia

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0