CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Areias e Nozes de Cascais a caminho das 7 Maravilhas Doces de Portugal

Areias e nozes de Cascais, dois doces que fazem parte do Património Gastronómico do Concelho de Cascais fazem parte dos 140 apurados para as finais distritais das 7 Maravilhas Doces de Portugal que passam agora à fase de votação do público.

No total, a organização do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal recebeu 907 candidaturas, e dessas avançaram para a lista da votação do público 140 doces, 7 por distrito e regiões autónomas, tendo Cascais, concelho do distrito de Lisboa, arrecadado duas nomeações.

A referência às Areias de Cascais data do final do século XIX e a primeira receita escrita deste doce data de 1933, na obra “Cozinha Ideal”, do mestre Manuel Ferreira. Posteriormente, vários autores dão destaque a este doce e a sua receita, desde D. Maria de Lourdes, a Bertha Rosa Limpo a Virgílio Nogueira Gomes.

Pensa-se que as nozes de Cascais tenham origem conventual. Neste caso, atribui-se a sua criação ao antigo convento de Nossa Senhora da Piedade, construído no século XVI na vila de Cascais, que acolhia a ordem religiosa dos Carmelitas Descalços. A venda deste doce surge referenciada na pastelaria local, a partir dos anos cinquenta do século XX.

Na próxima fase, a votação do público, os 140 doces vão ser votados em 20 programas a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De
cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Sobre esta edição do concurso, a mais concorrida, com 907 candidaturas, o Presidente das 7 Maravilhas, Luís Segadães, assegura que os 140 doces selecionados representam a doçaria portuguesa de maior qualidade e com os sabores que fazem as nossas memórias ou que inovam com produtos da terra.

O responsável revelou que os candidatos à profissão de pasteleiro serão desafiados a criar um doce, com 7 camadas, os 7 sabores mais representativos do nosso país, de forma a estimular a criatividade e o gosto dos jovens cozinheiros por esta área. “Um concurso dentro do concurso, em parceria com o turismo de Portugal, em que esta lista de 140 doces serve de inspiração aos jovens pasteleiros”, acrescenta.

Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.

A Gala Final decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.

No livro “Receitas de Reis e Pescadores” de Raquel Moreira e Cláudia Silva Mataloto, uma publicação da Câmara Municipal de Cascais, editada pela Casa das Letras, poderão ser consultadas mais informações sobre as Areias e as Nozes de Cascais.

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0