CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Armando Freire “Caracol” homenageado em Cascais

Sessão de homenagem realizou-se no Casal Saloio de Outeiro de Polima

O canteiro Armando Freire, conhecido pela alcunha de “Caracol”, foi homenageado este sábado, dia 3 de fevereiro, numa sessão que decorreu no Centro de Interpretação do Espaço Rural de Cascais (CIERC), instalado no Casal Saloio de Outeiro de Polima, em São Domingos de Rana.

“Os meus agradecimentos, em nome do município de Cascais, por tudo aquilo que o senhor Armando fez, tanto como canteiro, como colecionador”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. “Este concelho deve muito aos canteiros. As pedreiras foram o ganha-pão de parte desta população, e um ponto de riqueza e importância para esta região”, acrescentou o autarca.

Armando Freire, especialista na arte de trabalhar a pedra, é um dos homens da terra que certifica a cultura saloia em Cascais e cuja dedicação e empenho, tanto na sua profissão, como na recolha de objetos etnográficos, caracterizam a sua história de vida. As peças que foram sendo recolhidas por Armando, utilizadas no passado pela população de Trajouce, deram origem a um pequeno museu de caracter particular, que hoje se mantém. Com o surgimento do Casal Saloio em 2023, Armando Freire cedeu a título de empréstimo um número significativo dos seus exemplares, que podem ser vistos pelo público que visita o espaço.

“Estou muito feliz, não estava à espera desta homenagem”, disse Armando Freire “Caracol”, acompanhado pela sua família e amigos.

A homenagem de hoje contou ainda com as intervenções do chefe de Divisão de Arquivos e Património Histórico da Câmara Municipal de Cascais, Severino Rodrigues, e do professor José d’Encarnação, que fez a evocação da vida e obra de Armando Freire. O presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Fernando Ferreira Marques, marcou também presença no evento.

No final da cerimónia, foi entregue uma placa comemorativa ao homenageado, momento acompanhado pelos aplausos das dezenas de pessoas que fizeram questão de estar presentes neste momento simbólico.

Mais informação sobre o Casal Saloio de Outeiro de Polima aqui

CMC | DG | CB | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0