CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Arranque da Quinzena do Brincar em Cascais

O hastear da bandeira em seis escolas básicos do concelho assinala o início da “Quinzena do Brincar”

Lotação máxima no recreio da EB1 Jardim de Infância da Galiza 1. Os miúdos corriam em todas as direções, alguns traziam vestida uma camisola com uma letra estampada. E# depois, como é normal num recreio, O B cruzava-se com o R o E com o A e C com o S o que tornava a brincadeira confusa.

Até que, a professora Salomé Duarte pôs ordem na casa. As crianças com letras estampadas nas camisolas alinhavam e a mensagem passava: BRINCAR EM CASCAIS. Ora aí tudo se tornava claro. Assinalava-se naquele dia, bem como em mais cinco escolas básicas de Cascais o início da “Quinzena do Brincar” em Cascais.

Porém, há mensagens diretas e outras subliminares e esta tinha uma, e importante, que a professora Salomé Duarte, responsável pelo projeto “Brincar em Cascais” na EB1JI da Galiza 1 explicaria: “Cada letra corresponde a uma competência socio emocional, algumas delas identificadas pelas crianças”. Isto quer dizer que as mesmas letras que uma vez combinadas permitiam ler Brincar em Cascais, individualizadas representavam outra mensagem relacionada com esta. E as crianças perguntadas pela professora lá iam dizendo qual a competência sócio emocional que dizia respeito a letra aposta na sua camisola. Adaptabilidade! Resiliência! E por aí adiante, competência, referiria a professora, que são apreendidas pelas crianças enquanto brincam no recreio da escola.

O vereador da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida, explicava o que tudo isto significava: “Esta é uma das escolas que participa no projeto Brincar em Cascais – Cidades Educadoras”, um projeto selecionado pela Fundação Calouste Gulbenkian para integrar a iniciativa “Academias do Conhecimento”.

Este Projeto pretende desenvolver um estudo científico sobre as potencialidades da atividade lúdica no desenvolvimento de competências socio emocionais em crianças dos 7 aos 12 anos de idade. E, precisaria o autarca, “a Câmara Municipal de Cascais está a desenvolver este projeto envolvendo a rede local de Ludotecas e Ludobibliotecas com o apoio dos Agrupamentos de Escola e que têm como consultores o Instituto de Ciência da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e a Faculdade de Motricidade Humana”.

Ora, a semana do Brincar, cujo vasto programa pode aqui consultar, inicia-se hoje com o hastear da bandeira da “Escola a Academia de Brincadores”, em seis escolas básicas do concelho, a saber: Escola Básica da Galiza nº1; Escola Básica do Murtal; Escola Básica Padre Agostinho da Silva; Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo Azevedo; Escola Básica de Manique e Escola Básica IBN Mucana.

É um momento simbólico que dá início a uma quinzena recheada de momentos lúdicos, mas também momentos de reflexão e de debate, para os quais o vereador deixa o convite: “Venham daí todos participar”, não só as crianças, também os adultos porque há momentos para todos, e, refere: “É importante que ao longo da vida se mantenha esse espírito de brincar”.

PROGRAMA

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0