CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Arranque do projeto Seawatch 2023 em Cascais

Viaturas Volkswagen Amarok continuam a patrulhar as praias não vigiadas do país.

Estima-se que, anualmente, as praias portuguesas recebam mais de 70 milhões de visitas por parte de cidadãos portugueses e estrangeiros. Estes números elevados levam a que as entidades responsáveis pela segurança dos banhistas procurem ter os meios adequados para fazer cumprir a sua missão de garantir a segurança de todos aqueles que escolhem as praias nacionais.

Garantir esta segurança é uma tarefa que exige o empenho de muitos meios humanos e materiais de diversas entidades, entre elas a Marinha e o Instituto de Socorro a Náufragos, pelo que é fundamental o apoio de entidades provadas, como é o caso da SIVA (Sociedade de Importação de Veículos Automóveis).

Esta terça feira, 30 de maio, numa cerimónia que aconteceu na Praça 5 de Outubro, foi lançado o Seawatch 2023, com a entrega de 32 novas viaturas pelo SIVA ao ISN. Estas viaturas estão equipadas com meios de salvamento e estão preparadas para socorrer banhistas de norte a sul do país, especialmente nas praias não vigiadas.

Pelo 14º ano consecutivo, viaturas Volkswagen AMAROK asseguram o patrulhamento das praias não vigiadas do país no âmbito do projeto Seawatch, numa colaboração entre o SIVA e o Instituto de Socorro a Náufragos.

“Cascais faz, desde há muitos anos, um esforço muito grande também para criar todas as condições para que quem nos procura, para quem cá vive, para quem visita Cascais, para quem cá estuda, para quem cá trabalha, encontrar também nas praias um fator de segurança”, enalteceu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, que afirma que os nadadores salvadores do concelho ficam, agora, reforçados com estes meio disponibilizados no projeto SEAWATCH: “É de recordar que nós vamos ter no Verão, mais de 60 nadadores salvadores aqui em Cascais, aos quais, por via da Jornada Mundial da Juventude, se soma mais de 30 outros, o que completa mais de 100 nadadores salvadores que irão estar aqui na altura da JMJ. Fomos também o primeiro concelho que colocou nadadores salvadores durante todo o ano, e isso são 15 nadadores salvadores que asseguram todo o ano. Neste último Inverno, foram 19 os salvamentos feitos por esses nadadores salvadores. E agora, reforçados pela Autoridade Marítima, o Instituto de Socorro a Náufragos, e ainda mais bem equipados com estas viaturas, sendo que, destas todas, parte fica aqui em Cascais."

Esta cerimónia contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Defesa, Marco Capitão Ferreira e com o Chefe do Estado Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, o Almirante Gouveia e Melo.

“A segurança marítima começa em cada um de nós, quando nos dirigimos a uma zona balnear para a apreciar. E, portanto, nada substitui a responsabilidade individual. Nós ajudamos com tudo o que podemos, mas primeiro que tudo vem a responsabilidade de cada um”, explicou o Secretário de Estado, relativamente ao apoio e à segurança que estas viaturas dão aos banhistas.

Em plena época balnear, estes equipamentos estão, agora, ao serviço do ISN, que continuam diariamente a garantir a segurança daqueles que escolhem as praias cascalenses para banhos. Saiba mais sobre a Época Balnear em Cascais aqui.

CMC | DCG | BN | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0