CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

A Arte, o Basquetebol e o Neemias no Bairro da Assunção

Neemias o primeiro português na NBA veio a Cascais inaugurar o 3x3 no Bairro da Assunção.

E Neemias lá estava, no Bairro da Assunção, uns dias antes pintado no chão do campo de 3x3 que ia agora ser inaugurado. Mas de repente, como se tivesse saído da pintura de arte urbana do Gustavo São Pedro, artisticamente conhecido por OATS, Neemias Queta surgia em pleno campo no Bairro da Assunção, cumprimentando todos de cima dos seus 2,12 metros, mas com a gentileza e humildade de um miúdo recém-chegado à prática do basquetebol de rua. E parece ser esse o grande segredo de Neemias que, também começou num pequeno campo do bairro do Vale da Amoreira e agora, aos 23 anos, joga nos grandes palcos da NBA com a camisola dos Sacramento Kings.

Mas este é já o terceiro equipamento desportivo para a prática do Basquetebol 3X3 em Cascais “e outros se seguiram”, garantiria o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, presente na cerimónia de inauguração.

O primeiro campo a ser inaugurado em Cascais nesta nova modalidade do Basquetebol, 3x3, que significa equipas de três elementos e que já é modalidade olímpica desde 2020, está no Bairro das Faceiras, em S. Domingos de Rana, e fica ligado à figura lendária, pintada no chão, o fantástico basquetebolista da NBA Kobe Bryant, tragicamente desaparecido em desastre de helicóptero.

O segundo, em Alcabideche homenageia a primeira basquetebolistas portuguesa a jogar na WNBA. Ticha Penicheiro, que jogou 15 épocas no melhor campeonato de Basquetebol feminino do Mundo.

Esta proliferação de pequenos recintos para a prática do 3x3 foi a forma encontrada pela Federação Portuguesa de Futebol para massificar a prática da modalidade, mas também proporcionar a todos a prática saudável do desporto.

A chamada StreetArt junta-se como forma de divulgar esta expressão, mas também para, confessa-nos OATS “criar um interesse maior na comunidade do basquetebol para vir usar o campo”, e, acrescentamos nós, semear a paixão pela modalidade nos outros.

De resto OATS diria estar preparado para inspirar-se em mais basquetebolistas de referência, mas são precisos mais campos, que Cascais, no discurso de Carlos Carreiras vai garantir. Até porque, como lembraria o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, “o concelho de Cascais já tem quatro equipas a disputar os campeonatos de Basquetebol” (Grupo Recreativo da Quinta dos Lombos, Maristas de Carcavelos, Estoril Basquete, Salesianos do Estoril), e ter quatro clubes a apostar no Basquetebol num concelho é um concelho de referência para a modalidade, afirmaria Manuel Fernandes.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0