CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Autarcas pelo Clima

Papel das autarquias no combate às alterações climáticas

Promover o debate e a relevância dos governos locais na ação climática. Este foi o principal tema do encontro “Autarcas pelo Clima” que se realizou hoje, na Nova SBE, em Carcavelos, e que contou com a presença, na sua abertura, do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras e o secretário de estado das infraestruturas, Jorge Delgado.

E este debate é essencial, pois autarquias devem aprofundar o seu conhecimento e as estratégias de desenvolvimento sustentável considerando os principais cenários e respetivos riscos tendo em conta a relação de proximidade com os seus concidadãos, sendo elas a primeira estrutura governamental a ter impacto nas suas vidas.

“Este é um esforço que temos de ser capazes de fazer agora, se queremos preservar o planeta e mostrar o mínimo de solidariedade face às gerações dos nossos filhos e netos. Este é o tempo de agir. Amanhã é tarde”, afirma Carlos Carreiras.

Cascais, que tem como um dos eixos prioritários da sua atuação, a mitigação das alterações climáticas já avança a bom ritmo, e está em curso uma “revolução verde”:

Mobilidade:

  • Programa Mobilidade rodoviária universal gratuita, que no primeiro ano de atividade do novo operador, registou 8.1 milhões de passageiros transportados e 6.5 milhões de km percorridos.
  • Renovação de toda a frota municipal para veículos elétricos ou híbridos.
  • Inclusão de dois autocarros movidos a hidrogénio na frota de serviço público, num total de dez novos autocarros.


Energia:

  • Transição para o Hidrogénio, sendo o Cascais pioneiro no lançamento da primeira estação de produção de hidrogénio no país para o transporte público com posto de abastecimento para veículos. Um investimento de 4.5 milhões de euros.
  • Comunidades locais de energia, ao apoiar a colocação de painéis solares em edifícios públicos de grande dimensão, que geram energia para si mesmo e para as comunidades circundantes, com o o caso da NOVA SBE, que para além de uma escola é igualmente uma pequena central de produção de energia.

Mas a transição para a revolução verde também se faz com mudança de exemplo de “governança”. Exemplo disso é Cascais ser primeiro município do país a lançar o Roteiro Municipal para a Neutralidade Carbónica. A ideia inicial é atingir, em 2050, a neutralidalidade de emissões. Irá igualmente ser lançado o Conselho Municipal para a Ação Climática, ainda em estudo, e que pretende envolver todos os atores relevantes para a transição para a sustentabilidade em Cascais.

“É urgente que todos compreendam que a pandemia climática não será ganha se os cidadãos não forem aliados nesta causa. Todos podem fazer a sua parte mudando os seus padrões de consumo e de hábitos. A mudança de paradigma será dolorosa para os cidadãos, para as empresas e para os governos”, conclui, Carlos Carreiras.

CMC | MS | LB | CM

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0