Está aqui
Autarquia recebe Medalha de Mérito e Valor Policial da PSP – Grau Ouro
A Câmara Municipal de Cascais foi distinguida pela Polícia de Segurança Pública (PSP) com a Medalha de Mérito e Valor Policial, Grau Ouro, um dos mais altos reconhecimentos atribuídos pela instituição. A cerimónia de entrega decorreu no dia 4 de dezembro, nas instalações do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS), em Moscavide, num ato solene e simbólico de reconhecimento do Município como um parceiro estratégico, sólido e consistente, cuja colaboração tem sido determinante para reforçar a segurança, a tranquilidade e a qualidade de vida no concelho.
Uma colaboração exemplar ao serviço da comunidade
Ao longo dos últimos anos, a autarquia tem mantido uma relação de proximidade, confiança e lealdade institucional com a PSP, marcada por uma visão estratégica orientada para o bem comum e para o reforço da segurança pública. Entre as iniciativas mais relevantes, foram destacadas a inauguração, em 2019, do edifício-sede da Divisão Policial de Cascais, um marco histórico que dotou o concelho de uma das melhores instalações policiais do país, também o apoio contínuo durante a pandemia de COVID-19, assegurando equipamentos de proteção individual, produtos de desinfeção e apoio logístico, tendo sido, igualmente destacada a requalificação e modernização da 50.ª Esquadra de Cascais e da Esquadra de Turismo, ambas situadas na Baía de Cascais, e reconhecido o reforço permanente da frota automóvel da PSP, assegurando meios adequados para o desempenho da missão policial e da criação de um ginásio totalmente equipado na sede da Divisão, valorizando o bem-estar e a motivação dos profissionais.
Mas a autarquia foi ainda mais longe na capacidade de resposta exemplar, em momentos de especial exigência, como durante o “apagão”, garantindo combustível, sistemas de comunicação e apoio técnico e, mais recentemente, com a cedência de várias viaturas ao COMETLIS, com manutenção assegurada pela autarquia, reforçando a visibilidade operacional e a capacidade de resposta às solicitações dos cidadãos.
Durante a cerimónia, Luís Elias, Comandante Metropolitano de Lisboa – Superintendente-Chefe, sublinhou o valor desta parceria. “Neste ato simbólico, reconhecer todo o apoio que a Câmara Municipal de Cascais tem dado à Polícia de Segurança Pública, ao Comando Metropolitano de Lisboa e à Divisão Policial de Cascais. Temos hoje, na sede de Cascais, a melhor das melhores instalações policiais do país, com excelentes condições de trabalho para os seus profissionais.”, afirmou.
Compromisso renovado com a segurança pública
Nuno Piteira Lopes, presidente da Câmara Municipal de Cascais, agradeceu a distinção e destacou a importância da continuidade do trabalho conjunto, reforçando o compromisso firme com a segurança pública. Na ocasião, anunciou vários projetos futuros, incluindo a criação de uma nova esquadra na freguesia de São Domingos de Rana, cuja instalação será cedida pela autarquia, com abertura no dia 1 de janeiro de 2026, também do primeiro Gabinete de Saúde Mental dedicado aos agentes das forças de segurança que prestam serviço no concelho, com disponibilização a 1 de janeiro de 2026, e de habitação pública municipal aos elementos das forças de segurança que residam a mais de 60 km da esquadra onde forem colocados e, ainda, a conclusão do projeto de videovigilância que vai permitir ter 448 câmaras de vigilância, em todo o concelho. “Este compromisso da Câmara Municipal de Cascais é inabalável, a segurança é um pilar fundamental da estratégia do nosso concelho. Continuaremos a investir na relação, nas instalações e em tudo o que for necessário para garantir que Cascais continue a ser seguro.”, sublinhou Nuno Piteira Lopes.
O autarca dirigiu, ainda, palavras de reconhecimento ao presidente cessante, Carlos Carreiras, convidado a estar presente na cerimónia pelo apoio prestado ao longo dos anos. “Agradecer ao Carlos Carreiras. Esta medalha foi atribuída e envolve o trabalho dos anteriores executivos da Câmara Municipal de Cascais, liderados por ele. Agradeço-lhe a visão, o empenho e a colaboração que sempre teve com a PSP.”, salientou o autarca.
A cerimónia contou também com a presença de Luís Carrilho, Diretor Nacional da PSP – Superintendente-Chefe, Alexandre Coimbra, Chefe de Gabinete do Diretor Nacional – Superintendente, Pedro Sousa, 2.º Comandante – Superintendente, António Jorge Resende da Silva, Chefe da Área Operacional – Superintendente, Sofia Gordinho, Comandante da Divisão Policial de Cascais – Intendente, bem como de vários Chefes de Núcleo.
CMC | TL | TJ | LB









