Está aqui
Biblioteca Móvel chega a 12 escolas do concelho
















Esta segunda-feira, 24 de outubro, em que se comemora o Dia da Biblioteca Escolar, os alunos da Escola Básica Bruno Nascimento, em Alcoitão, tiveram uma manhã muito diferente. Foi nesta escola que a Biblioteca Móvel de Cascais deu início ao seu percurso escolar no presente ano letivo. OS alunos receberam, ainda, o seu Cartão de Leitor que lhes dá acesso às Bibliotecas Municipais de Cascais.
Lembra-se das Bibliotecas Itinerantes que levavam livros aos locais mais isolados do país? Sabia que Branquinho da Fonseca foi o seu mentor? A Fundação D. Luís I, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Cascais, fez renascer essa prática ao criar a Biblioteca Móvel de Cascais.
A Biblioteca Móvel de Cascais (BIC) apresenta-se perante a comunidade escolar como alternativa à ausência de Biblioteca Escolar no contexto da escola. A BIC leva, assim, o livro e a leitura aos cerca de 800 alunos de 12 estabelecimentos de ensino (3 jardins de infância e 9 escolas básicas/JI, de 7 agrupamentos escolares) que se enquadram nesta realidade.
Veja o percurso da BIC aqui
Para dar resposta às 12 escolas abrangidas pelo projeto, estabeleceram-se dois circuitos semanais, com rotatividade quinzenal. Esta metodologia permite a criação de rotinas junto das escolas e dos alunos e assegura a circulação dos fundos documentais, que sendo finitos beneficiam desta rotatividade. Em cada visita da BIC, cada criança poderá requisitar um livro e levá-lo para casa.
Além da comunidade escolar, a Biblioteca Móvel de Cascais serve também a comunidade em geral, com a presença no Parque Urbano da Quinta da Alagoa (sábado de manhã) e no Parque Urbano da Quinta da Carreira (sábado à tarde).
Mas, o Dia da Biblioteca Escolar foi também pretexto para trazer o teatro aos alunos que puderam assistir à peça "O Lugar de Todas as Histórias", uma produção do Teatro Quadrilha. Ou não fosse o livro “o lugar de todas as histórias” e a sua casa a Biblioteca!
CMC | PL | AG | BN