CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Big Impact | Spawnfoam vence desafio de Cascais

Empresa vai desenvolver e testar vasos biodegradáveis

Já são conhecidos os vencedores do Big Impact, uma competição de empreendedorismo promovida pela Câmara Municipal de Cascais e pela Vodafone Portugal, em parceria com a Revista Visão. De recordar que a competição foi apresentada em outubro (ver aqui), onde os promotores e parceiro lançaram os seus desafios.

Nesta competição, Cascais lançou um desafio na área da Economia Circular, convidando os participantes a apresentarem propostas sustentáveis e amigas do ambiente. 55 empresas concorreram a este desafio mas, após uma pré-seleção, apenas 5 participaram no grande Hackathon. Este foi um encontro em que participaram 15 equipas (cinco por cada desafio), onde longo das últimas 48 horas desenvolveram as suas ideias com apoio de mentores na DNA Cascais e prepararam a apresentação final. 

A Spawnfoam foi a grande vencedora do desafio proposto pela autarquia.

“O projeto consiste em produzir vasos biodegradáveis. A plantação geralmente tem sempre poluição com microplásticos nos solos e aquilo que pretendemos é mitigar essa poluição por plásticos. O que desenvolvemos foi um produto 100% biodegradável e orgânico que melhora a taxa de sucesso da plantação,” explica Pedro Mendes, CEO da Spawnfoam. Para o participante, esta vitória demonstra que “o Big Impact está preocupado com a desflorestação, em plantar mais árvores e em mitigar as emissões de carbono” e adianta que aceitaram este desafio porque ”Cascais tem uma mancha verde muito expressiva com o Parque Natural Sintra Cascais, tem a quinta e tem projetos educativos com a Cascais Ambiente. Parece-nos ser o parceiro ideal”. 

João Dinis, da Cascais Ambiente e membro do júri na competição Big Impact, revela que o projeto da Spawnfoam foi o grande vencedor porque “demonstrou uma enorme capacidade de inovação ambiental, onde aproveita aquilo que são os resíduos orgânicos provenientes de comida, restos de cortes de jardim, entre outras fontes, para lhe dar uma nova vida num produto que pode ser utilizado nos processos de reflorestação ou de jardinagem e, em simultâneo, promove a qualidade desse próprio processo.” O técnico salientou ainda que o produto “tem um enorme potencial para a reflorestação do Parque Natural Sintra Cascais mas também tem uma componente de sensibilização muito importante, porque as pessoas têm de perceber que os resíduos orgânicos têm de começar a ser encaminhados como um recurso próprio e que têm um potencial de valorização no âmbito de processos de reciclagem”. Para João Dinis, “este é, sem dúvida, um produto muito inovador com um enorme potencial ambiental no nosso concelho”.

Mas há mais dois vencedores. A 'Sens’ability' ganhou o desafio lançado pela Vodafone na área de Enabling People e a 'lilheads' apresentou a melhor solução para o desafio Empowering Society, lançado pela Revista Visão. A cada vencedor é atribuído o prémio de 2500€ e a possibilidade de trabalhar em conjunto com as empresas promotoras e parceiras no desenvolvimento dos seus pilotos. Os vencedores têm nove meses para desenvolver e testar o seu projeto, que vão ter de demonstrar no Demo Day.

Saiba mais sobre o Big Impact
 

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65