CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

As boas vindas ao ano letivo na Vila Romana de Freiria

Comunidade educativa de Cascais exalta educação não formal logo no primeiro dia de aulas

O cenário da cerimónia de boas vindas à comunidade educativa para o novo ano letivo, bem representada nos passadiços da Vila Romana de Freiria, bem poderia sugerir um conhecido conto de Mário de Carvalho, misturando personagens com mil anos de distância. E, à medida que os representantes da comunidade educativa cascalense se iam distendendo pelo longo passadiço que serpenteia as ruinas da Vila Romana de Freiria, guardando as devidas distâncias, iam-se cruzando com personagens que pareciam ter emergido das pedras.

Logo à entrada, uma suposta escrava de Titus, aquele que terá sido o proprietário daquela velha Villae rústica do primeiro século depois de Cristo, dava as boas vindas, logo seguida do Titus Curiatius Rufinus em pessoa, ou melhor, à semelhança do que se presume ter sido em pessoa, sem poupar nas vestes, a cáliga (a sandália dos cidadãos da Roma Antiga), com o pormenor da túnica, a estola e a toga do senhor, para distinguir a relevância social do personagem.

O diálogo ia furando a distância do tempo, eles, sugados das pedras, explicavam a arquitetura da vila, sobretudo a coerência funcional daqueles edifícios, como se às ruinas erigissem paredes e lhe acrescentassem pessoas, equipamentos e funcionalidades, e ainda com a pitada de humor que a cultura não despreza.

Ora, vindo isto a propósito da cerimónia de abertura do ano letivo, a comunidade educativa cascalense, antes e depois dos discursos que salientaram as preocupações sanitárias - que a atualidade pandémica, ainda como cenário, exige – e deram a boa nova da erradicação de todo o amiante das escolas de Cascais, homenageava a importância da educação não formal em todo o processo educativo, destacando esta Vila de Freiria como um recurso entre tantos outros, que está para o ensino da história, assim como, por exemplo, o Pisão, está para o ensino da biologia, ou da botânica ou para a educação ambiental, muito mais premente no tempo atual que na velha Villae de Freiria. HC/PR/LB/CMC

 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0