Está aqui
Bombeiros de Cascais recebem promoção














































O quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais encheu-se de entusiasmo, dia 14 de junho de 2025, para a entrega dos novos capacetes de incêndio urbano e industrial – um curso suportado pela União de Freguesias de Cascais e Estoril que, como reconhece a AHBVC “elevará a segurança de quem entra em primeira linha”. A cerimónia foi ainda a oportunidade para apresentar publicamente a promoção de seis elementos da corporação a Bombeiro de 3.ª, e que, tendo cumprido a formação necessária, passam a integrar o quadro ativo, disponíveis “a servir o concelho com dedicação renovada”.
Um evento marcado pelo agradecimento público por parte dos Soldados da Paz, com a Liga dos Bombeiros Portugueses a distinguir Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais com a “Fénix de Honra” da LBP, uma distinção honorífica atribuída como reconhecimento justo por anos de apoio incondicional. “Os bombeiros de Cascais nunca foram fator de diminuir na sociedade, mas sim, de somar e acrescentar “, salientou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. Naquela que foi a sua última presença enquanto Presidente da Câmara Municipal de Cascais numa cerimónia da AHBVC, Carlos Carreiras recebeu a distinção que apenas é entregue pela Liga dos Bombeiros Portugueses a pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou internacionais que se tenham destacado pela prática de atos ou ações de extraordinária transcendência no campo de solidariedade nos Bombeiros ou de inquestionável cooperação ou participação nos domínios da investigação técnico-profissional.
Igualmente pelo apoio prestado à Associação de Bombeiros, Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal e Pedro Morais Soares, presidente da Freguesia Cascais-Estoril, foram agraciados com a Medalha de Agradecimento.
O momento ficaria completo com a apresentação pública de novos rádios SIRESP, adquiridos com o apoio integral da empresa A.Santo, os quais, explicou a corporação, “garantem comunicações fiáveis em qualquer canto do concelho”.
Foram ainda dados a conhecer parte do reforço tecnológico que visam tornar as operações aéreas mais eficazes, nomeadamente: drones DJI M30T e M4T, equipados com câmara térmica e zoom ótico, capazes de transmitir imagem em tempo real para apoiar buscas, reconhecimento de incêndios e acidentes em zonas de difícil acesso.
CMC | GN | MC | LB