CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Brincar é fundamental

Escola Básica Hortênsia Diogo Correia apresenta “O Canas”

“Alargar o conceito de ambiente educativo para além da sala de aula” esta é a premissa do novo espaço exterior da Escola Básica Hortênsia Diogo Correia - o “Canas”, em S. Pedro do Estoril, que foi inaugurado hoje.

Este novo espaço exterior humanizado e naturalizado, num valor de mais de 220 mil euros, teve a apoio na sua conceção do Professor Carlos Neto, Professor Jubilado da Faculdade de Motricidade Humana, tendo sido uma ideia da Associação de Pais e Encarregados de Educação desta escola, do Agrupamento de Escolas da Alapraia.

Para Frederico Pinho de Almeida, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais, esta era uma obra essencial para que um terreno baldio coberto de canas, se transformasse numa oportunidade educativa lúdica e de aprendizagem, que tanto servisse de recreio como de sala de aula ao “ar livre”.

A cerimónia contou com  a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do Vereador da Educação, Frederico Pinho de Almeida, da Vereadora do Ambiente, Joana Balsemão, do Diretor do Agrupamento de Escolas da Alapraia, Luís Malta Teixeira e da Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Sónia Bernardo.

Este espaço, como refere Carlos Neto, “permite encontrar os espaços adequados à permeabilidade do risco e ao envolvimento do corpo, promovendo cérebros mais ativos e por isso mais capazes de desenvolverem competências ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes.”

Após um processo participado, com alunos, docentes, funcionários, sob a coordenação do especialista, foi possível desenhar um “espaço exterior” à medida dos sonhos desta comunidade educativa.

Porque crescer a brincar na natureza é essencial.


MS/AG/PR/CMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0