CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Brincar em Cascais” integra Academias de Conhecimento Gulbenkian

Academias Gulbenkian de Conhecimento reconhecem projeto municipal

Cascais acaba de ver a sua candidatura para integrar as Academias Gulbenkian de Conhecimento com o projeto “Brincar em Cascais, Cidade Educadora” aprovada de entre 300 propostas a nível nacional.

Uma boa notícia para o projeto que a Câmara Municipal de Cascais está a desenvolver em parceria com rede local de Ludotecas e Ludobibliotecas para promover a brincadeira em família com crianças dos 7 aos 12 anos, através da descoberta dos muitos espaços propícios para brincar que o concelho oferece. O projeto irá convidar as famílias a resolver desafios, explorando os recursos lúdico-motores do concelho, potenciando, assim, o desenvolvimento das competências socio-emocionais das crianças e jovens.

A integração nas Academias Gulbenkian de Conhecimento garante financiamento e assessoria científica da Fundação Calouste Gulbenkian para prosseguir o desenvolvimento do projeto, sendo que este será agora cientificamente monitorizado e avaliado, com a participação de cerca de 500 crianças e jovens do concelho das quatro freguesias, prevendo-se a aplicação do Estudo de Competências e Emoções Sociais (SSES - Study on Social and Emotional Skills) da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, entre outros instrumentos de avaliação.

“Brincar em Cascais” é uma iniciativa da Divisão de Apoio Pedagógico e Inovação Educativa do Departamento de Educação.

Esta foi a terceira e última edição do concurso Academias Gulbenkian do Conhecimento. Foram apresentadas cerca de 300 candidaturas. A avaliação foi realizada em duas fases distintas por dois painéis de jurados externos e com a contribuição da votação do público, tendo resultado na seleção de 28 projetos pelo júri e 5 por votação do público. 

Entre os 33 projetos vencedores  (ver lista) está também o apresentado pela Tese - Associação Para Desenvolvimento pela Tecnologia, Engenharia, Saúde e Educação, ONG  - Organização Não Governamental parceira do município desde 2006, através do Grupo de Ação Local Cascais DesEnvolve. A Tese dinamiza atualmente no concelho projetos como o Orienta.te, em S. Domingos de Rana (intervenção com jovens), FactorC no âmbito das medidas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (em S. Domingos de Rana e Alcabideche) e Contrato Local de Desenvolvimento Social (S. Domingos de Rana).

Sobre as Academias do Conhecimento Gulbenkian | Sob o lema “Investir nos jovens que vão fazer a mudança”, as Academias do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian foram criadas em maio de 2018 num movimento de promoção de competências para que as crianças e jovens de hoje sejam capazes de enfrentar um futuro em rápida mudança. Objetivos propostos:  chegar a 10 mil jovens no prazo de cinco anos e dotar uma centena de organizações sem fins lucrativos de metodologias e estratégias que, comprovadamente, desenvolvam novas competências num universo de sub-25 anos. Mais informação: https://gulbenkian.pt/academias/

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0