CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

C-Days 2020 debate Segurança Digital a partir de Cascais

Debater as ameaças à Segurança Digital é o mote da conferência anual C-DAYS, com emissão a partir da Casa das Histórias Paula Rego.

“Abraçar o Futuro” é o lema da conferência C-DAYS 2020, que se realiza entre os dias 23 e 27, em live stream, a partir de Cascais, com dezenas de especialistas em debate sobre a proteção do trabalho remoto, num contexto em que a disrupção agravada pela pandemia da Covid-19 agrava a vulnerabilidade a riscos de segurança.

As sociedades modernas são cada vez mais tecnológicas e dependentes dos sistemas digitais, não havendo já nenhum setor que deles possa prescindir, da economia à medicina, da aviação à conquista espacial. Mas esses avanços que melhoram a vida quotidiana estão sob constante ameaça de ataques cibernéticos.

Vírus informáticos, malwares, spywares, ransomwares e adwares são alguns dos inúmeros softwares maliciosos utilizados por hackers para violarem redes digitais roubando literalmente património, chantageando particulares, instituições, serviços e público em geral, para além de outras ameaças, ainda mais graves, como o ciberterrorismo.

Nesta era digital, as oportunidades são proporcionais aos riscos e a digitalização acelerada exige que Estados, instituições, empresas e público, repensem a sua segurança, adotando boas práticas que contribuam para garantir a integridade e confidencialidade nas comunicações na internet.

Para debater em profundidade essas ameaças realiza-se a conferência anual C-DAYS, com emissão garantida através das instalações da Casa das Histórias Paula Rego. À semelhança das edições anteriores, esta pretende criar momentos de discussão e partilha de conhecimento que vão ao encontro do lema “Abraçar futuro”, no âmbito dos desafios colocados à cibersegurança.

A escala das ameaças com que se confrontam as sociedades modernas é colossal, já que estas não cessam de crescer, como indica um relatório internacional sobre ameaças à segurança, tornado público, e que revelou que  em todo o mundo 7,9 mil milhões de registos estiveram expostos a infiltrações alheias apenas nos primeiros nove meses de 2019.

Comércio, serviços médicos e instituições públicas são as entidades mais afetadas pela violação e roubo dos seus dados, mas as empresas inovadoras ou as forças de segurança também são alvo do cibercrime.

Sob a coordenação do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), a conferência C-Days 2020 contará com um formato televisionado que pretende oferecer aos participantes uma visão alargada e atual dos grandes temas ligados à cibersegurança. Este ano, num momento de grandes transformações globais geradoras de enormes desafios e incertezas, a conferência visa proporcionar uma reflexão junto de decisores, profissionais, investigadores, estudantes e a sociedade civil das temáticas ligadas à cibersegurança através de diferentes pontos de vista: estratégico, operacional e técnico.

Nos últimos anos, a C-DAYS tem vindo a afirmar-se como um momento de referência para a sensibilização e partilha de visões e práticas nas temáticas da cibersegurança.

A C-DAYS foi pensada e desenhada para responder e partilhar conhecimento, discussões, tendências e oportunidades em cibersegurança junto dos milhares de pessoas dado que a cibersegurança passou a ser um assunto transversal na sociedade atual.

Ao longo de cinco manhãs, a conferência conta com a presença de dirigentes, empresários, jornalistas e especialistas das mais diversas áreas, que partilharão o seu conhecimento, num debate de ideias sobre o mundo em mudança, e no âmbito de cinco grandes temas: Sociedade, Riscos e Conflitos, Inovação e Tecnologias Futuras e Economia.

Conheça o programa e para assista à Conferência aqui: https://www.c-days.cncs.gov.pt/

 

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65