CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Câmara reforça finanças das Juntas e investe na Educação

Executivo Municipal decide investimento na Educação e reforça finanças das Juntas de Freguesia.

Decorreu hoje, no Centro Cultural de Cascais, mais uma reunião ordinária do Executivo Municipal onde o investimento na Educação e o reforço das finanças das Juntas de Freguesia estiveram em destaque.

Precisamente na semana em que a NOVA SBE, em Carcavelos, voltou a ser distinguida pelo Financial Times como uma das melhores escolas de negócios da Europa, foi votado favoravelmente a cedência de dois terrenos à Universidade Nova de Lisboa, que se prepara para mudar para Carcavelos a sua prestigiada Faculdade de Direito. Falando dos mais de 12 mil metros quadrados cedidos, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da autarquia, assinalou que “são dois terrenos de três que iremos ceder” e que servirão para três faculdades: a Nova Medical School, já em construção, a Faculdade de Direito (a construir) e a de Economia, já em funcionamento. As áreas em causa comportarão ainda “centros de investigação, parcerias entre empresas privadas ligadas à saúde”. Miguel Pinto Luz assinala que quando o processo da mudança das Faculdades estiver concluído, Cascais terá uma população universitária de mais de 20 mil alunos. “Na comparação nacional, seremos a terceira/quarta cidade do país em termos de população estudante universitária”.

Cascais afirma-se cada vez mais como centro universitário de referência. Mas na ambição de uma verdadeira “educação pública de excelência” que seja “geradora de oportunidades e prosperidade”, como afirma Carlos Carreiras, sob proposta do executivo o órgão deliberou ainda, por unanimidade, a celebração de um protocolo de cooperação entre o Município de Cascais e a Teach For Portugal Associação, para implementação do projeto “Teach For Portugal” durante o ano letivo 2021/2022, destinado aos alunos do 2º Ciclo das Escolas Básica S. João do Estoril (Galiza) e Básica e Secundária de Alvide, e a atribuição de um apoio financeiro à Teach For Portugal Associação, no montante de €60.000,00 (sessenta mil euros). Este projeto tem como objetivo criar um movimento de lideres excecionais, comprometidos em combater a desigualdade educativa e capazes de transformar a realidade atual dentro e fora das escolas, recrutando mentores, jovens profissionais inspiradores, remunerados, que durante 1/2 anos ensinam nas escolas selecionadas e impactam significativamente o desempenho académico, a motivação das crianças e as suas comunidades.

Mais força ao poder de proximidade

Um dos pontos mais importantes da reunião prende-se com a transferência de 850 mil euros para as quatro Juntas de Freguesia. Os apoios em causa permitem agilizar e efetivar a resolução de problemas concretos das populações, dado o intenso acompanhamento que as Juntas de Freguesia exercem em diversas áreas setoriais da atividade municipal. Sendo desta forma, essencial apoiar as Juntas de Freguesia a proporcionar-lhes os meios necessários para uma intervenção atual e ativa. Questionado pela Vereadora do Partido Socialista, Alexandra Domingos Carvalho, o Vereador Nuno Piteira Lopes refere que os valores de apoio às atividades das Juntas foram encontrados depois de duas reuniões, uma das quais com o Presidente de Câmara, acrescentando que com este apoio “pretende-se colmatar a regressão das receitas das Juntas motivadas pelos confinamentos, por um lado, e apoiar financeiramente os custos decorrentes das atividades letivas por ausência de pagamento da componente imputada aos pais.” Uma última razão apontada por Nuno Piteira Lopes liga-se “à compensação do processo eleitoral” no qual as juntas foram chamadas a alugar tendas para que se observassem as regras de distanciamento social.

O presidente da Câmara, Carlos Carreiras, fechou a discussão do ponto sinalizando que os valores apurados ficam, ainda assim, “muito aquém das legítimas expectativas dos presidentes de junta.” O autarca aproveitou ainda a oportunidade para reforçar a intenção de delegar competências, através de contratos interadministrativos, para as Juntas de Freguesia.

Cultura, desporto, ação social e saúde foram outros dos temas setoriais discutidos na reunião ordinária.

CMC/MR

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0