CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Campanha Brincar e Nadar em Segurança - Piscinas

Vai passar férias numa casa com piscina? Redobre a vigilância.

Com a chegada do verão todos os cuidados são poucos, especialmente se tem crianças pequenas e piscina em casa.

No âmbito da prevenção, Cascais associa-se à Direção-Geral do Consumidor na divulgação da campanha “Brincar e nadar em segurança”, que visa alertar pais e cuidadores para a adoção de comportamentos que ajudem a diminuir os riscos de acidentes e afogamentos nas piscinas.

Ao mesmo tempo, esta campanha promove a divulgação da norma portuguesa sobre requisitos de segurança de vedações e acessos às piscinas.

Por exemplo, de acordo com as normas em vigor, para uma segurança eficaz, no espaço das piscinas deve existir equipamento de salvamento (boia ou vara) e um telefone acessível. Além disso, as piscinas devem ter uma barreira física (vedação), que separe a piscina da casa e/ou do jardim a qual deve:  

- permitir que se veja a piscina do exterior e ser suficientemente alta e não possuir aberturas ou elementos que permitam que a criança trepe, passe por cima, por baixo ou através dela;

- possuir cancela com abertura para o exterior e fecho colocado fora do alcance das crianças que tranque automaticamente sempre que alguém a utilize.

A campanha dirige-se especialmente a famílias que no seu quotidiano não possuem piscina na sua habitação e que, em férias utilizam alojamentos locais, apartamentos turísticos e casas particulares com piscina, estando, porém, menos alertadas para os riscos.

Por isso, a Direção-Geral do Consumidor desenvolveu, uma brochura e um conjunto de folhetos em formato eletrónico, com dicas de segurança focando essencialmente a importância da vigilância das crianças na prevenção destes acidentes que podem ser impressos e divulgados por todos os interessados de forma conseguir-se a maior sensibilização possível.

Descarregue aqui a brochura "Brincar e Nadar em Segurança" da Direção-Geral do Consumidor.

Confira aqui o Guia Digital de Segurança de Produtos para Crianças, tema “Vedações para piscinas”, elaborado pela APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil  

FH/CMC

 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0