CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Campanha "Na Páscoa, quem paga é o mexilhão!"

Desde 2010 que a Câmara Municipal de Cascais promove a campanha "Na Páscoa, quem paga é o mexilhão", com o apoio da Polícia Municipal e da Capitania de Cascais. Esta iniciativa consiste numa campanha de informação e sensibilização para as consequências nefastas da apanha descontrolada desta espécie.

Em quase toda a costa portuguesa, incluindo Cascais, as famílias deslocam-se às costas rochosas pela manhã de sexta-feira santa (feriado), na maré-baixa, para a apanha de mexilhões, lapas ou perceves. Porque habitualmente registam-se nesta época do ano as mais altas das marés-altas e as mais baixas das marés-baixas (luas cheias do Equinócios de Primavera) e porque o calendário cristão obriga à restrição do consumo de carne. 
O problema é que a captura de toneladas de animais por centenas de pessoas num curto de espaço de tempo, provoca invariavelmente profundas perturbações no ecossistema Intertidal e torna a sua recuperação muito morosa.

Leia mais 

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais