CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cão da Associação São Francisco de Assis - Cascais treinado para terapias assistidas por animais

Chama-se Bip Assis e é de Cascais. É o primeiro cão de canil a ser treinado para terapias assistidas. No âmbito do projeto “Mão Guia - Guia-te para a Vida” que tem como objetivo sensibilizar alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico de Lisboa (autarquia promotora do programa) e agentes educativos para a inclusão perante a deficiência revelando as mais-valias das atividades e terapias assistidas por animais.
Cascais tem promovido a cada dois anos o debate sobre as terapias assistidas por animais e, agora, com a ajuda do Bip Assis e o enquadramento da Associação S. Francisco de Assis-Cascais, avança para sessões nos bairros mais vulneráveis da Grande Lisboa.
 
A Associação São Francisco de Assis – Cascais disponibiliza as condições de acolhimento: uma box de hotel, cuidado médico-veterinário e tratadores para que o bem-estar fisíco e psicológico esteja assegurado do Bip, fundamental para que o processo de treino esteja assegurado.
 
Treinado pela professora Eduarda de Sousa Pires, presidente da Associação Mão Guia, o Bip Assis, vai ser o primeiro cão de canil a participar num projeto de terapias assistidas por animais. O Bip vai trabalhar com crianças e professores de Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Lisboa, idosos, deficientes e ajudar a promover um programa inovador de leitura inclusiva e partilhada. O projeto desenhado pela Associação Mão Guia é promovido pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa e reúne vários parceiros: Educar e Sorrir, Instituto Politécnico de Leiria, SISEP – Lisboa, Associação Promoção para o Ensino dos Cego e a Associação São Francisco de Assis - Cascais. 
 
Atividades promovem inclusão
As atividades em que o Bip Assis vai participar envolvem diferentes experiências de inclusão. Ambientes simulados para que as crianças compreendam melhor a realidade vivida por pessoas portadoras de deficiência motora, auditiva, visual e neurológica, mostras de sessões de atividades e terapias assistidas por animais, temas relacionados com a proteção animal entre outras!
 
O BIP é apoiado por um rigoroso programa de bem-estar animal! 
A Purina Proplan cuida da sua alimentação; a treinadora Paula Garcia tem a seu cargo a socialização e a condição física: passeios na praia no campo, andar em diferentes transportes, conhecer crianças e diferentes locais; entre outras atividades quotidianas. 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0