Está aqui
Carris Metropolitana: pagamento por cartão bancário a bordo dos autocarros

No Terminal de Cascais, o Primeiro Secretário Metropolitano da Área Metropolitana de Lisboa (AML), Carlos Humberto de Carvalho, o Administrador da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), Rui Lopo, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, e a Administradora Executiva da SIBS, Teresa Mesquita, marcaram presença para uma viagem simbólica a bordo da linha 1624 | Cascais (Terminal) – Portela de Sintra (Estação Norte), via Azóia e Almoçageme. A iniciativa decorreu no âmbito da implementação do serviço Tap&Ride, que está a ser gradualmente alargado às linhas da Carris Metropolitana.
O Tap&Ride permite aos passageiros utilizarem cartões bancários com tecnologia contactless como forma de pagamento direto da tarifa de bordo nos autocarros, proporcionando uma alternativa prática, rápida e sem necessidade de dinheiro físico ou títulos de transporte pré-comprados.
“Estamos a construir um sistema de mobilidade mais moderno e inteligente, onde a tecnologia está ao serviço de uma melhor experiência para o passageiro. Esta nova funcionalidade é um reflexo da nossa estratégia de apostar em soluções digitais que simplifiquem e incentivem o uso do transporte público.” – Rui Lopo, Administrador da TML
As primeiras linhas a disponibilizar este novo sistema entraram, em testes, no passado dia 23 de julho, incluindo a própria 1624 | Cascais (Terminal) – Portela de Sintra (Estação Norte), a 2769 | Lisboa (Campo Grande) – Santo António dos Cavaleiros, via Cidade Nova, e a 3001 | Almada (Cristo Rei) – Cacilhas (Terminal).
Esta nova opção irá estar disponível nas linhas cujo número começa por 1, 2 ou 3, correspondentes às áreas já abrangidas nesta fase. As linhas que começam por 4 serão incluídas em breve.
O Tap&Ride representa um passo significativo na modernização e digitalização do sistema de bilhética, oferecendo aos passageiros maior comodidade, rapidez e segurança. A partir de agora, quem utiliza habitualmente a tarifa de bordo deixa de estar limitado ao pagamento em numerário: basta aproximar um cartão bancário (físico ou digital, via smartphone ou smartwatch) do validador amarelo para validar a viagem.
São aceites cartões bancários nacionais e internacionais com tecnologia contactless.