CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais acolhe Prémio Jovem Empreendedor 2023

Projeto da BEAT Therapeutics distinguido no Palácio da Cidadela

Respirou-se empreendedorismo no final da tarde desta quinta-feira, dia 18 de janeiro, no Palácio da Cidadela de Cascais, com a cerimónia de entrega do Prémio Jovem Empreendedor 2023. Esta é uma iniciativa que em 23 edições tem procurado distinguir jovens empresários em fase de criação e expansão de negócios, com projetos inovadores que tragam valor acrescentado ao mercado.

O vencedor desta edição foi o projeto da BEAT Therapeutics, desenvolvido pelos jovens empreendedores Ângela Carvalho, Hugo Prazeres, Lucília Saraiva e Ana Catarina Matos. Esta empresa, fundada em 2023, desenvolveu e patenteou um primeiro candidato a fármaco: um agente anti-tumoral first-in-class, que visa com precisão as células cancerígenas, demonstrando elevada eficácia e segurança em modelos pré-clínicos de tumores agressivos. A BEAT Therapeutics tem como missão a transformação dos cuidados oncológicos, através do desenvolvimento de terapias inovadoras que consigam melhorar a vida de doentes com cancros de difícil tratamento. Para isso, será necessário financiamento, sendo os 25 mil euros de prémio atribuído pela vitória neste concurso um bom incentivo. “Este prémio é o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos. Eu comecei a minha carreira na Ciência e isso permitiu-me adquirir muitas competências. Espero que as pessoas continuem a ir atrás dos seus sonhos”, disse Ângela Carvalho, acompanhada em palco pelo seu colega Hugo Prazeres, no momento da entrega do prémio de vencedor. Os outros quatro finalistas a este prémio foram os projetos da Rootkey, Bake My Dog Happy, GermIrrad e Maria Carlos Baptista.

A cerimónia contou com a atribuição do Prémio Inovação à GermIrrad (Daniel Braga, Bruno Teixeira e Liliana Correia), num projeto que desenvolve soluções de desinfeção sustentáveis e eficazes para ambientes complexos, como os setores da saúde e agroalimentar.

Já o Prémio Mulher Empreendedora foi conquistado por Sara do Ó, CEO do Grupo Your, grupo dedicado ao suporte e apoio à gestão de empresas. “O reconhecimento é muito importante para nos fazer continuar. Sou fascinada pelo empreendedorismo”, referiu a vencedora.

O Prémio Carreira foi atribuído a António Saraiva, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa e antigo presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP). “Nesta minha carreira, a mensagem que fica é que nunca devemos desistir. Que os nossos jovens acreditem no futuro e que as pessoas exerçam a cidadania ativa e participativa”, referiu o premiado.

Tal como referiu Alexandre Meireles, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), “Com este prémio, são já 25 anos a apoiar o empreendedorismo e cada vez temos tido mais candidatos ao prémio. Portugal é um país com empreendedorismo em todas as áreas”.

O encerramento da cerimónia foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, tendo ao autarca cascalense referido que: “O espírito empreendedor é absolutamente necessário para o desenvolvimento do país. Há 15 anos que através da DNA Cascais temos fomentando o empreendedorismo no nosso concelho. Todos aqueles que queiram sediar as suas empresas em Cascais serão, naturalmente, bem-vindos!”.

Este foi um evento que contou com as presenças do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, do vereador da Câmara Municipal de Cascais e presidente do Conselho de Administração da DNA Cascais, Frederico Nunes, do presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), António Grilo, e da presidente do Júri do Prémio Jovem Empreendedor 2023, Idália Serrão. A cerimónia foi organizada pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da DNA Cascais.

CMC | DG | NH | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0