CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais adere ao “Acordo Cidade Verde”

Iniciativa incentiva as cidades europeias a tornarem-se mais limpas e saudáveis.

A Câmara Municipal de Cascais aderiu, no passado mês de dezembro, ao “Green City Accord” (“Acordo Cidade Verde”), uma iniciativa da Comissão Europeia que une autarcas e líderes de governos locais na Europa em torno de uma visão comum de uma vida urbana, comprometendo-se até 2030 a tornar as suas cidades em:

- Locais atrativos para viver, onde se promove a saúde e o bem-estar dos cidadãos. - Todos os cidadãos vão respirar ar limpo, desfrutar de água limpa, ter acesso a parques e espaços verdes e experienciar menos ruído ambiental;

- Lugares em que a economia circular será uma realidade e os resíduos serão transformados em recursos, ao encorajar a reutilização, reparação e reciclagem.

Desta forma, a autarquia compromete-se a intensificar esforços em cinco áreas de ação: qualidade do ar, qualidade da água, natureza e biodiversidade, economia circular e resíduos e redução dos níveis de ruído. Priorizando os domínios que apresentem os desafios mais significativos para cada cidade, os signatários deste acordo devem ter sempre como objetivo final comum melhorar a qualidade de vida de todos os europeus e acelerar a transição para uma economia mais amiga do ambiente.

Num esforço adicional para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o município deverá estabelecer, nas áreas mencionadas, níveis básicos e definir metas ambiciosas no prazo de dois anos, bem como implementar políticas e programas de forma integrada e monitorizar e comunicar regularmente sobre a implementação e progresso dessas mesmas políticas e programas. 

 

Cascais Digital

linha_146x65_1360_146x65mobi_146x65_0loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01_2cultura_146x65_0jovem_146x65_0participa_146x65_0fix_146x65