CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais apresenta o primeiro veículo a hidrogénio do país

Os autocarros são apresentados no âmbito do Dia Mundial da Energia.

Cascais vai apresentar o primeiro veículo movido a hidrogénio do país. São dois autocarros a hidrogénio que farão as rotas mais verdes do Parque natural e na zona do Guincho. A apresentação destes veículos, os primeiros a operar em Portugal, acontecerá no decorrer de uma cerimónia comemorativa do Dia da Energia, que terá lugar, na próxima, segunda-feira, dia 31 às 10h30, no Centro Cultural de Cascais. 

Para além de ser o primeiro município do país a possuir este tipo de veículos, Cascais vai ser o único local em Portugal, a deter um posto de abastecimento deste tipo de energia.

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial apela desde 2018, à utilização deste tipo de energia renovável e recomenda aos governos e ao setor privado maior cooperação a implementação do hidrogénio. Deste modo, Cascais assume a vanguarda de medidas concretas para a descarbonização, para a redução de emissões poluentes e com a racionalização de custos uma vez que o município vai ter também a possibilidade de abastecer veículos ligeiros e pesados.

O hidrogénio fabricado será 100% verde, através de energias renováveis no seu processo de fabricação tendo o município de Cascais estabelecido uma parceria com o grupo Salvador Caetano, para desenvolver e testar o primeiro veículo português de recolha de lixo movido a hidrogénio, no prazo de um ano, com a possibilidade futura de desenvolver uma frota de 10 veículos.

Esta parceria visa igualmente que o grupo Salvador Caetano possa estabelecer modelos de cooperação com outras entidades, como por exemplo as fotas de táxis, numa relação que permita fornecer veículos a hidrogénio com condições favoráveis para que em Cascais a circulação rodoviária reduza de forma substancial as emissões carbónicas.

Esta cooperação do município cascalense com o grupo vai garantir que seja testado no concelho o único modelo de automóvel existente em Portugal movido a hidrogénio, o Toyota Mirai, com um motor totalmente elétrico com zero emissões de CO2.

Os custos com a implementação do hidrogénio em Cascais serão suportados por concessão de ativos imobiliários da empresa que detém o posto - Cascais Próxima - passando pela eventual concessão do próprio posto, que não serão suportados pelos munícipes.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0