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Cascais apresenta primeiro veículo coletivo português movido a hidrogénio

Município assume a vanguarda com medidas concretas na sua estratégia para a descarbonização, com redução de emissões poluentes.

Cascais apresentou hoje o primeiro veículo de transporte coletivo movido a hidrogénio do país, 100% fabricado em Portugal, no âmbito das comemorações do Dia Mundial Energia.

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, falou sobre a responsabilidade ambiental da autarquia e destacou que Cascais gosta de “arriscar” e de ser vista como “território de laboratório de inovação”, numa cerimónia no Centro Cultural de Cascais.

“Já temos nas nossas estantes, em casa, as fotografias dos que vão pagar a fatura se não fizermos nada a favor do Ambiente”, sublinhou.

Sobre os autocarros movidos a hidrogénio, considerou que se trata de “um passo que devemos celebrar, mas que não acaba neste dia, porque a seguir há muitas outras lutas e objetivos que temos de alcançar”.

Carlos Carreiras disse que já estão definidos outros objetivos, nomeadamente transformar um primeiro camião de recolha de resíduos para funcionar com hidrogénio. “Imaginem se toda a frota de recolha de lixo funcionar a hidrogénio”, sugeriu.

“Tenho que agir enquanto cidadão e, tendo o privilégio de ser responsável por uma comunidade de 214 mil pessoas, as minhas decisões tem maior impacto”, afirmou.

“Satisfeito ficarei quando, em 2050, puder olhar para trás e dizer que foi esta decisão que ajudou. Não que resolveu o problema, mas que ajudou”, disse.

Para além de ser o primeiro município do país a possuir este tipo de veículos, Cascais será o único local em Portugal a deter um posto de abastecimento deste tipo de energia.

O Municipio de Cascais assume assim a vanguarda com medidas concretas na sua estratégia para a descarbonização, com redução de emissões poluentes e racionalização de custos, uma vez que o município terá também a possibilidade de abastecer veículos ligeiros e pesados.

Os dois autocarros movidos a hidrogénio vão integrar o serviço municipal de transporte rodoviário, nomeadamente as rotas na zona do Parque Natural de Sintra-Cascais e realizar duas linhas (Guincho e Pisão) no Verão e devem circular cerca de 250 km por dia. Num mês de referência vão percorrer cerca de 7.500 quilómetros, segundo estimativas técnicas.

A Vereadora do Ambiente, Joana Balsemão, explicou detalhadamente o Roteiro Municipal para a Neutralidade Carbónica de Cascais que se estrutura como ferramenta estratégica para a definição de políticas públicas locais convergentes com o objetivo de Portugal atingir a neutralidade carbónica em 2050. O roteiro está organizado em quatro grandes áreas: Transportes, Energia, Florestas e Resíduos efluentes.

O hidrogénio fabricado será 100% verde, através de energias renováveis no seu processo de fabricação, tendo o município estabelecido uma parceria com o grupo Salvador Caetano para desenvolver e testar o primeiro veículo português de recolha de lixo movido a hidrogénio, no prazo de um ano, com a possibilidade de vir a desenvolver uma frota de 10 veículos.

O grupo Salvador Caetano poderá alargar esta parceria a outras entidades, como por exemplo as fotas de táxis, numa relação que permita fornecer veículos a hidrogénio com condições favoráveis para que, em Cascais, a circulação rodoviária reduza de forma substancial as emissões carbónicas.

José Sousa, Presidente da Salvador Caetano Bus, disse que “Cascais é um exemplo” na mobilidade e nas energias renováveis.

“Digo-o de forma clara. Todos, desde o presidente à sua equipa, estão alinhados, o que infelizmente não se vê em todo o lado, a começar pelo governo, onde só para tratar da área dos Transportes há dois ministros diferentes”, afirmou.

Esta cooperação do município cascalense com o grupo vai garantir que seja testado no concelho o único modelo de automóvel existente em Portugal movido a hidrogénio, o Toyota Mirai, com um motor totalmente elétrico com zero emissões de CO2.

Combustível alternativo

Os custos com a implementação do hidrogénio em Cascais serão suportados por concessão de ativos imobiliários da empresa que detém o posto - Cascais Próxima - passando pela eventual concessão do próprio posto, que não serão suportados pelos munícipes.

O veículo a hidrogénio, com “emissões zero” é movido por um motor elétrico, mas a sua energia não vem da eletricidade armazenada em baterias, como é o caso dos veículos elétricos atualmente em uso. Para produzir a sua energia elétrica, o carro utiliza a oxidação do hidrogénio armazenado na forma gasosa numa célula a combustível.

Enquanto uma viatura movida a bateria carrega em pelo menos 30 minutos (e várias horas com cargas lentas), leva apenas três minutos para ser abastecido com hidrogénio.

O Dia Mundial da Energia surgiu a partir de uma iniciativa da Direção Geral de Energia de Portugal, em 1981. Esta data foi criada com o intuito de motivar uma consciência civil e política sobre a importância da poupança de energia e incentivo ao uso de energias renováveis. S.R.S.

 

Cascais Digital

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