CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais, Bucha e Irpin são cidades Irmãs

Partilha de experiências para apoiar reconstrução na Ucrânia.

A cerimónia de assinatura presencial do Acordo de Geminação entre Cascais e as cidades ucranianas de Bucha e Irpin decorreu na manhã desta quinta-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cascais. Foi com emoção que Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, Oleksandr Markushyn, presidente da Câmara de Irpin, e Mykhailyna Skoryk-Shkarivska, vice-presidente da Câmara de Bucha, firmaram o acordo que visa definir as áreas prioritárias de atuação - como educação - e o apoio financeiro de meio milhão de euros, que vai ajudar na resposta rápida à reconstrução daquelas cidades.

“Nós estamos muito felizes com este acordo. Estávamos a aguardar a oportunidade para finalizar esta amizade pois, de facto, ficámos unidos desde o primeiro dia quando começámos a negociar entre cidades e recebemos uma grande ajuda do povo de Cascais e do Município. Estamos muito gratos por isso! Agora sentimos que esta amizade poderá ser muito benéfica para ambos os lados. Bucha poderá tornar-se um bom local para construir negócios comuns e temos esperança de que este acordo nos ajude a construir algo, num futuro próximo”, afirmou a vice-presidente de Bucha, Mykhailyna Skoryk-Shkarivska.

À formalização do Acordo de Geminação seguiu-se uma tarde intensa de trabalho. Os autarcas ucranianos, acompanhados por membros do executivo da Câmara Municipal de Cascais, visitaram o C2, Centro de Operações de Cascais, e tomaram contacto com a gestão do espaço público do concelho. Informações que podem fazer toda a diferença no processo de reconstrução que as duas cidades ucranianas vão enfrentar. Mais tarde passaram ainda pela Quinta do Pisão, onde puderam assistir a uma apresentação sobre gestão de resíduos, espaços verdes e proteção da natureza. Gerida pela empresa municipal Cascais Ambiente, a Quinta do Pisão é um parque de natureza onde, além do usufruto do espaço público através de atividades diversas, são cultivados hortícolas que os cidadãos podem colher e adquirir diretamente na horta.

Esta visita oficial prolonga-se até ao concerto que esta noite terá lugar na Baía de Cascais a partir das 20h00, ao qual ambos os autarcas vão assistir.

CMC | SJ

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0