CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais celebra o Dia Mundial do Livro

A data é assinalada com iniciativas que promovem hábitos de leitura

Foi Fernando Pessoa, há quase um século, que disse que “Ler é sonhar pela mão de outrem”. Tantos anos depois, esta citação continua a ser mais do que atual. Ler é viajar, aprender. Ler é partilha, descoberta e procura. Foi através dos livros que, desde sempre, se espalhou o conhecimento por todos. Foi através dos livros que ousaram sonhar, e sonhar mais alto. Foi através deles, que aprendemos a pensar, a fazer e a conhecer.

Neste Dia Mundial do Livro, 23 de abril, revemos a importância do livro, da escrita e da leitura para Cascais. Questionámos alguns utilizadores das Bibliotecas Municipais de Cascais sobre o seu livro preferido, num pequeno vídeo a ser lançado no domingo, dia em que se celebra esta ocasião. Não perca!

Cascais e o livro

Ao longo dos anos, foram vários os escritores que passaram e se inspiraram no nosso concelho. Desde Almeida Garrett a Ramalho Ortigão, múltiplos autores escaparam à capital e encontraram refúgio e inspiração em Cascais, ligando verdadeiros clássicos da literatura a todos os cantos e recantos da vila. Conheça a Rota Literária e de Escritores de Cascais aqui.

Há, então, uma forte cultura literária ligada a Cascais, que se traduz na quantidade de equipamentos e iniciativas que incentivam a população a fomentar os seus hábitos de leitura, integrando o livro na sua rotina diária.

Para assinalar este Dia Mundial do Livro, vão ser disponibilizados novos títulos, aumentando para mais de 600 os disponíveis na Biblioteca Digital de Cascais. Para além de ter como  principal objetivo a acessibilidade de documentos por parte de um público vasto, a Biblioteca Digital de Cascais pretende, ainda, a conservação destes documentos e a partilha de conhecimento. Consulte aqui as novidades disponíveis, que marcam a preocupação crescente com um público que lê e se interessa e, também, com o setor ambiental.

Ainda neste sentido, existe, em Cascais, um fluxo específico para recolha de livros, com a Rede de Ecocentros de Cascais. Tem livros que já leu e gostava que chegassem a um novo leitor? Os títulos aqui depositados são reencaminhados para as bibliotecas do concelho. Veja onde está o Ecocentro mais perto de si aqui.

Pode ainda visitar as três bibliotecas municipais físicas existentes: a Biblioteca Infantil e Juvenil, a Biblioteca Municipal de Cascais – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara e a Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana. Estas três bibliotecas possuem mais de 184 mil exemplares disponíveis e, só no ano de 2022, receberam 194 872 visitantes, somando 45 003 empréstimos de livros.

De modo a facilitar a experiência do leitor, as Bibliotecas Municipais de Cascais possuem um catálogo online que permite a todos os interessados a verificação da disponibilidade física do título pretendido.

Os leitores são frequentemente envolvidos na experiência da biblioteca, com a organização de múltiplas atividades de sensibilização ao livro e leitura. Verifique abaixo as atividades preparadas pelas Bibliotecas de Cascais, neste dia que pretende incentivar hábitos de leitura na população. 

Programação | Dia Mundial do Livro

Celebre o Dia Mundial do Livro e descubra as atividades que preparámos para si!

22 de abril de 2023

Danças com História | Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana | 10h30-12h00 e 15h30-17h00
Público-alvo: famílias com crianças dos 4 aos 6 anos | ESGOTADO | Veja aqui

Contos na Horta – Hora do Conto | Biblioteca Municipal de Cascais – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara | 15h30-16h20
Público-alvo: famílias com crianças a partir dos 4 anos | Gratuito, sujeito a inscrição | Veja aqui

Leitura encenada “Isto Não É O Pinóquio” | Biblioteca Infantil e Juvenil | 16h00-16h35
Público-alvo: famílias com crianças maiores de 4 anos | ESGOTADO | Veja aqui

23 de abril de 2023

Oficina de Ilustração e Hora do Conto “Com os olhos bem grandes, para ver melhor” | Borboletário João Pedro Cardoso da Conceição | 11h00-12h30
Público-alvo: crianças acima dos 5 anos e famílias | 12€, sujeito a inscrição | Veja aqui

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0