CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais convoca as cidades europeias mais inovadoras

Representantes da rede de finalistas e vencedores dos Prémios da Capital Europeia da Inovação estão em Cascais

Cascais recebe até hoje, 17 de abril, os representantes de 11 cidades europeias que integram a rede de finalistas e vencedores dos Prémios da Capital Europeia da Inovação. Uma visita internacional para partilhar experiências e definir em novos caminhos. Cascais integra esta rede enquanto cidade, ou melhor vila, finalista na categoria "Cidade da Inovação em Ascensão 2021 (Rising City, 2.º lugar, ver vídeo de apresentação), sendo que a candidatura de Cascais fez sobressair o seu perfil de "living lab", enquanto "território com condições ótimas para a experimentação e adoção de iniciativas piloto, por ter a dimensão ideal e um contexto favorável, com um "mindset" de inovação. Desde 2022, que Cascais integra a rede de cidades inovadoras, participando ativamente nas suas iniciativas e tendo lançado o desafio da realização destas visitas técnicas, sendo, por isso, anfitrião na sua primeira edição.

A visita começou dia 15 de abril com a apresentação da Estratégia inovadora de Cascais para a valorização territorial, seguida de uma visita à galeria de arte urbana no Bairro da Torre, onde as empenas do prédios apresentam verdadeiros quadros em formato XXL, destacando a cultura enquanto fator de inovação e de coesão social.

Dia 16 de abril, os representantes das 11 cidades, tomaram o pulso às novas tendências para mobilidade urbana adotadas por Cascais, como é o caso dos autocarros movidos a hidrogénio (M43 que liga Cascais ao Guincho e M44 que liga Cascais à Quinta do Pisão), os quais são abastecidos no posto criado no Complexo Municipal Multiserviços da Adroana. 

A apresentação do Sistema Municipal de Participação, capaz de envolver em vários projetos cidadãos de diferentes grupos etários e interesses diversos fomentando a democracia participativa; e a abordagem à gastronomia enquanto partilha cultural pelo Cascais FoodLab, contribuiram ainda para dar a conhecer o que se faz no concelho.

Este último dia por Cascais está a ser dedicado à apresentação da Baía do Conhecimento, em Carcavelos, através da participação no workshop "iCapital: desafios e incentivos da inovação, na Nova SBE. No último ponto do programa da visita está uma ação ligada ao ambiente, a decorrer durante a arde no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em S. Pedro do Estoril. 

Cidades representadas no encontro de Cascais:

- Marselha (França) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Amesterdão (Países Baixos) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Espoo (Suécia) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Cork (Irlanda) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Dortmund (Alemanha) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Dublin (Irlanda) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Haarlem (Países Baixos) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Linkoping (Suécia) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Lisboa (Portugal) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Nante (França) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Vantaa (Finlândia) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui

O que têm estas cidades em comum:
Valores: a solidariedade e o bem comum estão na base da Inovação.
Coragem: é normal experimentar novas soluções.
Criatividade: as boas ideias surgem numa garagem ou num laboratório.
Otimismo: as crises são encaradas como oportunidades.
Estratégia: os planos e projetos inovadores são uma construção comum.
Felicidade: o bem-estar do cidadão está no centro das políticas.
Participação: as relações fortes e de confiança geram ecossistemas inovadores.

Sobre o Conselho Europeu de Inovação
Há 10 anos que o Conselho Europeu de Inovação distingue as cidades que melhor promovem a inovação nas suas comunidades, atribuindo prémios em duas categorias: capital europeia de inovação (+250 000 habitantes) e o de cidades em ascensão (rising City entre 50 000 e 250 000 habitantes) (ver mais info). Na Europa, estima-se que até 2050 quase 85% dos europeus estarão a viver em cidades. A capacidade das cidades para absorver esta crescente procura de serviços e consumo de recursos será fundamental para garantir a sua sustentabilidade e resiliência. Este número crescente de cidades que está a funcionar como laboratórios de inovação e a promover iniciativas orientadas para soluções transversais em áreas, como: alterações climáticas, digitalização, crescimento sustentável ou coesão social.

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0