CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais cria Conselho Municipal do Mar

Para um "Mar adequadamente cuidado" 40 entidades integram Conselho Municipal do Mar

Cerca de 40 entidades, entre as quais o Ministério do Mar, representado pelo ministro Ricardo Serrão Santos, assinaram um protocolo de constituição do Conselho Municipal do Mar de Cascais.

O ministro do Mar salientaria o facto de “as temáticas relacionadas com o Mar estarem no centro do debate no Município de Cascais”, município que, acrescentaria o ministro, "tem o oceano como um dos seus ativos e uma das suas responsabilidades, apostando no poder local como catalisador de ações de informação, sensibilização, proteção, gestão e conhecimento sobre o meio marinho”. Ricardo Serrão Santos deu o exemplo de Cascais como “o primeiro município do país a declarar e a assumir a gestão de uma área marinha protegida, a Área Marinha Protegida das Avencas, de grande diversidade intertidal”, lembrou.

Nesta cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a vereadora Joana Balsemão identificou as três caraterísticas comuns dos subscritores deste protocolo: “Desenvolvem atividades que, de forma direta ou indireta, dependem ou influenciam o Mar de Cascais; valorizam este recurso tão valioso e querem vê-lo adequadamente cuidado”.

Referindo-se à importância deste Conselho Municipal do Mar, Joana Balsemão salientaria que “o que se passa em terra tem impacto no Mar, seja esse impacto ecológico, económico ou social". Deu como exemplo, o facto de "uma má gestão de resíduos ter impacto no Mar e, por outro lado, o aumento do nível do Mar ou as tempestades de Inverno, terem a  autarquia como a primeira linha de resposta". Isto é, precisaria a vereadora, "quem tem, em primeira linha, que acudir e responder às necessidades dos cidadãos é o município”.

Este Conselho que será presidido pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, reunirá pelo menos uma vez por semestre. Na próxima reunião, será posta a aprovação uma declaração intitulada “Cascais Comunidade Costeira Responsável” que, uma vez aprovada, será adotada.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0