CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais debate como travar ilícitos no consumo da água em Portugal

Várias entidades nacionais ligadas ao comércio e gestão das águas reuniram no auditório da Casa das Histórias Paula Rego para procurar uma gestão mais eficiente. A vereadora Joana Balsemão anunciou campanha de sensibilização para a boa utilização da água.
Cerca de 150 pessoas de entidades como as Águas de Cascais, o SMAS de Sintra, Águas do Planalto, SIMAR de Loures e Odivelas, Águas do Porto, e a empresa Indaqua, entre outras, debateram, ao longo desta terça-feira, como fazer uma gestão mais eficiente das águas em Portugal. 
Joana Balsemão, vereadora na Câmara Municipal de Cascais sustentou que a utilização irregular da água “tem impacto em todo o sistema” e repercute-se nos consumidores que cumprem as normas. Joana Balsemão identificou ainda a outra parte do problema: “Quando há descargas e ligações indevidas há um problema ambiental com focos de poluição nas ribeiras e consequentemente na nossa costa”.
A vereadora com o pelouro do Ambiente identificou ainda o que o concelho faz para ter uma gestão mais eficiente nesta área: “Cascais desenvolveu a matriz da água que permite saber precisamente como é que a água é utilizada, quanto é que vai para o setor privado e quanto é que vai para o setor público e, dentro deste, o que é que vai para escolas, pavilhões, entre outros. Só assim conseguimos utilizar a água de uma forma mais eficiente”. 
Para resolver estes problemas a vereadora anunciou que a autarquia vai “lançar uma campanha de sensibilização” porque há muitos cidadãos que estando a fazer uma má utilização da água nem sequer têm noção disso. É neste contexto que a vereadora anuncia o projeto “Poluição Zero” que comporta uma atuação operacional entre a autarquia, as Águas de Cascais e a Polícia Municipal.
 
O “Encontro Combate aos Ilícitos Para Uma Gestão Mais Eficiente” foi organizado pela Comissão Especializada de Gestão de Clientes da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e realizou-se no dia 11 de dezembro de 2018.
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0