CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais distingue munícipes e instituições de mérito

A autarquia homenageou instituições e cidadãos de mérito numa cerimónia que marca o encerramento da semana do Município.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais conduziu toda a cerimónia que assinalou o encerramento da Semana do Município, que este ano comemorou os 659 anos, e que homenageou 19 munícipes e 12 instituições do concelho que se distinguiram em várias áreas da vida pública.

A cerimónia, que decorreu durante a tarde de 13 de junho no espaço exterior à muralha da Cidadela de Cascais, começaria com um apontamento musical interpretado por uma fanfarra.

No palco, dois violoncelistas, um contrabaixo, um percussionista e dez violinistas da Orquestra Sinfónica de Cascais e Oeiras (OCCO), dirigidos pelo maestro Nicolay Lallov, interpretaram “Palladio”, uma composição do músico inglês contemporâneo Karl Jenkins e depois “A Valsa Árabe” de Abou-Khalil, dando assim início a uma entrega de medalha que começaria por distinguir o movimento REFOOD, um movimento que integra voluntários, organizados nas diversas comunidades locais, que recupera comida em boas condições distribuindo-a depois por pessoas necessitadas. Esta instituição, com estatuto de IPSS, e o Centro de Cultura e Desporto do Pessoal do Município de Cascais (CCD), bem como a Comissão de Trabalhadores da Câmara Municipal de Cascais, em representação de todos os funcionários da autarquia, foram os primeiros a serem agraciados com medalhas de Mérito Municipal.

A cerimónia terminou com a homenagem a Ana Paula Sousa Uva, distinguida pela sua abnegação no desempenho do cargo de Delegada de Saúde de Cascais e pela sua importância no combate à pandemia no concelho.

A cerimónia distinguiu ainda os antigos presidente das juntas de freguesia dos últimos 10 anos, a ACES Cascais o hospital de Cascais, a Liga dos Bombeiros Portugueses, as corporações de Bombeiros do concelho de Cascais, os jovens Voluntários de Cascais e a equipa de Cascais que foi à fronteira da Ucrânia resgatar cidadãos ucranianos refugidos da guerra.
Os momentos de reconhecimento dos cidadãos e instituições de Cascais que se revelaram nestes últimos anos, foi ainda intercalado com momentos musicais que destacavam uma realidade multicultural do concelho.

Assim foi quando as Vozes do Campo Branco, grupo de Cante Alentejano de Cascais, subiu ao palco. O Cante Alentejano, que em 2014 passou a ser Património Imaterial da Humanidade “com o apoio da Câmara Municipal de Cascais”, lembraria Carlos Carreiras, está ligado a Cascais porque, “uma parte das suas gentes migraram e fazem parte da comunidade de Cascais”. Mas no concelho residiu uma das figuras mais importantes no registo para memória futura desta expressão musical. O Cante Alentejano está também ligado a Cascais pelo trabalho de recolha do etnólogo Michel Giacometti, um trabalho disponível no Museu da Música, em Cascais.

Dentro deste espírito da cerimónia que distinguia munícipes e instituições pelo seu mérito, também se fez jus à condição de um concelho multicultural, que acolhe, lembraria Carlos Carreiras, “mais de 80% das nacionalidades de todo o Mundo”. E, assim, pelo palco passaria a cantora Rute Lopes, interpretando Mornas, música tradicional de Cabo Verde e terminaria com o fado interpretado pelo fadista Rodrigo Rebelo de Andrade.

Ana Paula Sousa Uva
Hospital de Cascais
Fernando Costa Teixeira Lopes
Rui Paulo Correia Costa
Bruno Miguel Correia Ferreira do Nascimento - Título Póstumo
Zilda Maria Espedita Costa da Silva
Luciano Mourão
Carlos José Graça de Oliveira
Manuel do Carmo Mendes
Maria Fernanda Dos Santos Gonçalves
Refood Núcleo Cascais CPR
Liga dos Bombeiros Portugueses
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cascais
Associação Humanitária de Bombeiros dos Estoris
Associação Humanitária de Bombeiros de Parede Amadeu Duarte
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche
ACES Cascais
Jovens Voluntários de Cascais
Miguel Pinto Luz
Francisco Kreye
Rui Ângelo
Luís Almeida Capão
Bernardo Corrêa de Barros
Dace Vinovska
Rui Massena
Pedro Caldeira
Sónia Sousa
Francisco Abecasis
Comissão de Trabalhadores da Câmara Municipal de Cascais
CCD - Centro de Cultura e Desporto do Pessoal do Município de Cascais

CMC | HC

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0