CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais distinguido no âmbito do desenvolvimento sustentável

As duas distinções foram nas categorias “Dinâmica” e “Desempenho”

Cascais foi distinguido entre os 61 municípios que já aderiram à Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mostrando assim o seu empenho em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e da sua ação diária, visando cumprir os 17 ODS proposta pela Organização das Nações Unidas.

A Câmara Municipal de Cascais foi distinguida com o Selo ODSlocal nas 2 categorias (Dinâmica e Desempenho) como resultado do desempenho nos indicadores de referência incluídos no Portal ODSlocal (99 indicadores).

Esta certificação inclui duas categorias: desempenho municipal, categoria que distingue os municípios com desempenhos de topo, valorizando-se as melhores pontuações globais; dinâmica municipal, categoria que valoriza os municípios que manifestem dinâmicas de evolução mais positivas desde 2015 nos indicadores de progresso do Portal ODSlocal.

A Plataforma ODSlocal visa dinamizar a criação de um amplo “movimento nacional ODSlocal” com efeitos multiplicadores, que dê destaque aos atores locais e às suas iniciativas, e que promova a criação de uma grande comunidade de atores comprometidos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A Plataforma envolve como parceiros o CNADS (Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável), o OBSERVA (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa) e a 2adapt. “A iniciativa apoia-se num portal online dinâmico, com um rigoroso controlo de qualidade da informação e um intenso envolvimento de atores e respetiva capacitação.”

No portal online – que pode aceder aqui  - ferramenta que permite visualizar e ir acompanhando os contributos de cada município em relação aos vários ODS, são identificadas várias práticas locais e projetos inovadores em cada um dos 308 municípios do país, assim como a medição do seu impacto.

PL/CMC

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0