Está aqui

Cascais e Contagem assinam acordo de geminação

Acordo centrado no empreendedorismo, empresas e partilha de conhecimento.

No âmbito do EuroAmericas Forum, a decorrer a 17 e 18 de dezembro na NOVA SBE, em Carcavelos, o município de Cascais e a Prefeitura de Contagem (Brasil) celebram um acordo de geminação.

Nesta segunda-feira, como preparação para a assinatura deste acordo, a Câmara municipal de Cascais recebeu uma comitiva da prefeitura de Contagem. Primeiro nos Paços do Concelho, e depois no Centro Cultural de Cascais, para uma sessão de trabalhos focada no empreendedorismo e nas empresas.

No Salão Nobre realizou-se a tradicional apresentação de cumprimentos, onde Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e os vereadores Francisco Kreye e Frederico Nunes, receberam a comitiva brasileira, liderada por René Vilela, secretário da prefeitura, e a presidente da Confederação Empresarial da CPLP, Nelma Fernandes.

O auditório do Centro Cultural de Cascais foi palco da sessão de trabalhos, que começou com o presidente da autarquia de Cascais a dar as boas-vindas a todos, e com René Vilela, representante de Contagem a explicar a importância desta geminação: “Nós entendemos nas relações entre as instituições que é um gesto inquestionável de determinação de ambas as partes de avançarmos de uma maneira cooperada, de uma maneira diferenciada, e certamente vai gerar oportunidades para muitas empresas e muito negócios, além do desenvolvimento social, da cooperação cultural, entre outros.”

Após um momento de intervenções, várias empresas sediadas em Contagem apresentaram o seu negócio, com vista à sua internacionalização e a cooperação com o município de Cascais. Na parte da tarde, as empresas presentes tiveram a oportunidade de reunir umas com as outras para uma sessão de networking tanto presencial, como com as empresas que só poderiam estar presentes à distância.

Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, e o vereador José D’Almeida, juntaram-se a esta sessão de trabalhos.

No decorrer do EuroAmericas Forum 2024, foi assinado o acordo de geminação entre os dois municípios. 

"Este acordo de geminação pretende estabelecer, para além de tudo mais, a possibilidade de atrair para Cascais várias empresas de Contagem, várias empresas brasileiras, que se vão instalar através da DNA Cascais, com a ajuda da APEX, aqui no nosso território, mas também poder estabelecer laços que permitam às empresas que já estão na DNA ir além-fronteiras e desbravar novos territórios," explicou Nuno Piteira Lopes.

Este acordo vem unir os dois municípios, apostando em elos e pontos de contacto para fortalecer e acelerar esta ligação. A geminação entre Cascais e Contagem está centrada na cooperação nas áreas do empreendedorismo, da inovação e da sustentabilidade, sendo os principais objetivos a partilha de conhecimentos e de boas práticas nestas áreas.

Contagem é uma prefeitura do sudeste do Brasil, pertencente ao estado de Minas Gerais, situada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Este município tem mais de 300 anos de história, demarcando-se pela atividade industrial que o caracteriza. Atualmente, são mais de 600.000 pessoas a viver em Contagem.

Assim, Contagem passa a fazer parte das cidades-irmãs do município de Cascais, juntando-se a outras 21 por todo o mundo, como Miami Beach, nos Estados Unidos, Sal, em Cabo Verde e Campinas, no Brasil.

Saiba mais sobre as geminações de Cascais aqui.

CMC | DCG | MC | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0