CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais é juventude o ano inteiro!

O Dia Internacional da Juventude é celebrado a 12 de agosto, mas em Cascais celebra-se o ano inteiro.

Cascais adota uma política orientada para a Juventude desde sempre, tendo como base orientações europeias. Por este motivo, e pela quantidade de áreas desenvolvidas que influenciam diretamente a vida dos jovens, Cascais ganhou o título de Capital Europeia da Juventude em 2018.

Desde aí, o Município de Cascais, não só, reforçou o investimento feito na Juventude como o motor para um futuro dinâmico, criativo e inovador, como foi reconhecido a nível europeu pelas políticas que desenvolve todo o ano para criar condições para que Cascais seja o melhor sítio para os jovens viverem, estudarem, desenvolverem os seus talentos, defenderam causas e apostarem no seu futuro e no das suas comunidades.

Estes são motivos para assinalar o Dia Internacional da Juventude, tendo como base o tema definido pelas Nações Unidas, aplicado à escala local: Youth Engagement for Global Action, mostrando o que é prioridade em Cascais na área da Juventude.

Tendo em conta que em Cascais celebramos a Juventude todos os dias do ano, pretendemos reforçar o nosso posicionamento, assinalando o Dia Internacional da Juventude com a Campanha “Cascais é..Juventude”, com os jovens voluntários dos diversos projetos do Programa Voluntários Cascais Jovem, mostrando o trabalho que desenvolvem em Cascais, e o impacto a nivel local da sua dedicação enquanto agentes de mudança globais.

O objetivo desta campanha é dar a conhecer os #FutureMakers que fazem de Cascais uma Vila mais empoderada e preparada para enfrentar os desafios globais a que estamos sujeitos, e auscultar as suas opiniões sobre o que ainda pode ser feito e melhorado para Cascais ser a melhor cidade para os jovens.

Ao longo do ano são mais de 2000 jovens voluntários que participam nos vários projetos e dedicam o seu tempo a várias causas, ambientais, sociais, humanitárias.

Tendo em conta a época que vivemos atualmente, Cascais aposta nos jovens voluntários para ajudar ao cumprimento das regras impostas pelas Autoridades competentes, através de Projetos de Apoio às Medidas de Desconfinamento:

- na Comunidade, onde estão espalhados por 40 postos que já recolheram 3.969 inscrições para os testes serológicos;

- nos 8 pontos do Litoral, que inclui o projeto cascais Acessível – Praia Para Todos, para que as pessoas com mobilidade reduzida possam fazer os seus banhos em segurança,

- nos 15 Espaços Verdes do Concelho, onde a população pode fazer “praia” em segurança

- nos 11 pontos de Transportes, onde já distribuíram 50.835 máscaras à população

- nos 11 equipamentos Culturais, onde prestam informações

- nas 50 Caixas Solidárias, onde já receberam 8.949 bens doados

Aqui, os jovens voluntários têm a oportunidade de fazer algo para mudar o futuro, enriquecendo e suportando o trabalho desenvolvido a nível local pela autarquia.

Até ao momento, estes Future Makers, já dedicaram cerca de 141.299 horas de voluntariado à comunidade.

 

Mais informações em http://jovem.cascais.pt

 

 

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65