CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais é o primeiro município a abrir época balnear

Época balnear em Cascais, apresentada a 30 de abril, decorre de 1 de maio a 15 de outubro

Os primeiros a abrir e os últimos a fechar, assim é a época balnear no concelho de Cascais, a mais longa do país. Este sábado, até a metereologia ajudou, um perfeito dia de praia com temperaturas de verão e sem vento, para apresentar todo o dispositivo municipal que permite uamida a banhos em segurança para os cascalenses e para quem nos visita. 

Mas, a preparação de uma praia segura para todos começa muito antes do dia da abertura oficial. Há toda uma rede de entidades envolvidas que atuam nas diversas dimensões como sejam a segurança, logística e ambiental para proporcionar ao banhistas uma experiência única. 

"O nosso objetivo no arranque da época balnear é zero vítimas e isso implica um trabalho absolutamente excecional e de coordenação entre várias entidades. Desde a Policia Marítima, à Autoridade Marítima, passando pelas forças de segurança locais, a nossa Polícia Municipal, a PSP, a GNR, mas também a nível da vigilância dos 50 nadadores salvadores que vão estar a olhar por nós" referiu Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.

Na dimensão ambiental, o destaque vai para as 11 praias do concelho que vão ver este ano hasteada a bandeira azul, sinal de que cumprem os exigentes 32 requisitos para poderem obter este símbolo reconhecido em toda a Europa. Saber mais aqui

"Ter uma boa praia implica a monotorização da qualidade da água semanalmente" afirma Joana Balsemão, esclarecendo que este ano está também a fazer-se a monotorização da qualidade da água das ribeiras, assim como estão a decorrer várias ações de limpeza, tanto em terra como no mar. 

A vereadora com o pelouro do Ambiente aponta, ainda, como fundamental o programa de requalificação das ribeiras com um grande impacto na nossa costa. "Uma ribeira sã é uma costa sã", salienta Joana Balsemão, apontando a verba de 40 milhões de euros envolvida neste programa que está a devolver as ribeiras e espaços adjacentes aos cidadãos. 

Os concessionários são também parceiros fundamentais para uma praia segura. Este ano foram atribuidos mais de 100 licenciamentos a 35 concessionários de frentes de praia, venda ambulante e escolas de surf. Sem esquecer os jovens voluntários que esta época balnear vão ser 1100 a prestar apoio na prevenção e esclarecimento aos banhistas e cujo trabalho é sempre bastante notado e elogiado pelos que frequentam as praias do concelho. 

Mas, como a praia é mesmo para todos sobem para cinco o número de praias acessíveis quer a cidadãos com mobilidade reduzida, quer a invisuais através da colocação de sinalética em braille. Às praias do Tamariz, Carcavelos e Conceição, juntam-se agora as praias da Moita e Poça que passam a dispor de acessos a todos os cidadãos seja qual for a sua condição fisica. 

"Para além desta rede vísivel, há toda uma rede invísivel aos olhos dos cidadãos constituida por 23 entidades que colaboram entre si para tornar as praias do concelho o mais seguras possível", destacou, ainda, Joana Balsemão, referindo-se ao Dispositivo Municipal de Monitorização e Fiscalização

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, ao intervir na cerimónia de abertura da época balnear, deixou ainda, um apelo a todos os cascalenses: "Temos condições para ter uma época balnear do ponto de vista de segurança e ambiental com melhor qualidade do que antes da pandemia. Cabe agora a cada um dos cidadãos usufruir destes espaços naturais sem os estragar e não se colocar em risco todo o trabalho que tem sido feito na requalificação das ribeiras. Porque não podemos ter boas praias sem boas ribeiras. E isso cabe a cada um de nós". Fica a mensagem para "todos sermos elementos ativos na defesa do nosso ambiente e da nossa segurança para podermos celebrar um verão saudável". 

CMC | PL | LB | PR

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0