CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais é a segunda cidade mais inovadora em ascensão da Europa

Prémio de 50 mil euros para apoiar iniciativas ligadas à Inovação.

Verdadeiro exemplo de concelho que assenta a sua vivência e crescimento em processos de experimentação e inovação, Cascais acaba de ser reconhecida como a segunda cidade mais inovadora em ascensão da Europa. O título acaba de ser atribuído em Bruxelas no âmbito da Cimeira do Conselho de Inovação, promovida pela Comissão Europeia, mais especificamente pelo Conselho Europeu de Inovação - Projeto "Horizon Europe".

Cascais confirma, assim, os créditos merecidos pelo desenvolvimento de projetos inovadores como o Orçamento Participativo; o fornecimento de novos serviços de prestação de cuidados universais de saúde; a aplicação da tecnologia em diagnósticos mais rápidos e eficientes; ou projetos estruturantes como a renovação da rede de transportes pública, totalmente gratuita para residentes, estudantes e trabalhadores do concelho.

Estes são alguns dos exemplos avançados no processo de candidatura que justificaram a passagem de Cascais à lista de sete finalistas que se dividiram em duas categorias: Cidade mais inovadora em ascensão da Europa – 1.º lugar: Vantaa (Finlândia); 2.º lugar: Cascais (Portugal); 3.º lugar: Trondheim (Noruega) e Capital Europeia da Inovação – 1.º lugar: Dortmund (Alemanha); 2.º lugar: Dublin (Irlanda) e Malaga (Espanha) e 3.º lugar: Vilnius (Lituânia).

Como vencedora do segundo lugar, Cascais vai receber 50 mil euros para apoiar o desenvolvimento de iniciativas de relevo no campo da inovação e é, assim, reconhecida como um município que promove localmente um ecossistema de inovação, onde a sua estrutura alia sinergias de cocriação com a comunidade. Em cooperação, são identificadas necessidades, experimentam-se e criam-se soluções e, por fim, validam-se as políticas locais de administração pública.

Saiba mais sobre os European Capital of Innovation Awards 2021 aqui

SJ/CMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0