CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais em frente para se tornar um concelho universitário

Foi lançada em Cascais uma escola única na Europa.

A AHED – Advanced Health Education, vai oferecer uma pós-graduação profissionalizante a todos os profissionais do setor da saúde. Mas, mais duas faculdades vêm a caminho. As Faculdades de Ciências Médicas e de Direito, ambas da Universidade Nova de Lisboa, foram também hoje confirmadas por João Sàágua, reitor daquela universidade.  

“Temos um projeto ambicioso para Cascais em vias de se concretizar: tornar o concelho num pólo universitário”, referiu o Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, no lançamento da nova escola que decorreu hoje na Nova SBE, em Carcavelos.

Projeto esse que vai dar mais um passo em frente com as faculdades de Medicina e Direito que a Universidade Nova de Lisboa vai relocalizar para Cascais.

João Sàágua foi perentório: “estas duas escolas mostraram interesse em vir para Cascais pelas condições que este município oferece e pelo facto de as suas atuais instalações em Lisboa não estarem desenhadas para o ensino e a investigação do futuro”.

Já a nova escola que hoje foi apresentada visa promover a formação ao longo da vida e a atualização contínua de conhecimentos a todos os profissionais de saúde.

Os 50 cursos que a AHED vai oferecer, já em 2020, incluem as componentes teórica e prática, com recurso às técnicas e tecnologia mais inovadoras. Metodologia que irá permitir a todos os que trabalham no setor a aquisição de conhecimentos multidisciplinares e treino prático, de forma a atualizaram continuamente as suas competências.  

Jörgen Larsson, membro do conselho académico da AHED e antigo membro da Assembleia do Nobel (de Medicina) do Karolinska Institutet, sublinhou a importância de escolas como a nova AHED - Advanced Health Education:  “a formação contínua dos profissionais de saúde, assim como o treino especializado e a sua constante atualização nas novas técnicas e tecnologias ao serviço da saúde, são a única forma de conseguir responder aos novos desafios que se colocam atualmente a esta exigente área”, referiu o médico e investigador.  

A AHED é também inovadora na sua génese. Resultou da parceria de várias entidades públicas e privadas. À Universidade Nova, juntaram-se, assim, a Câmara Municipal de Cascais, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Associação Nacional de Farmácias e a José de Mello Sáude/CUF para dar corpo a uma escola única no país e na Europa.

A nova escola vai ter instalações próprias até 2022, perto das instalações da Nova SBE, em Carcavelos. Até lá irá funcionar nos diversos pólos da NOVA, de acordo com as especialidades de cada curso. (PL)     

AHED - Adavanced Health Education
Rua Manuel Joaquim Avelar, 118 - Piso 2
2750-421 Cascais
Tlf: + 351 911 191 954
info@ahed.pt >>ahed.pt 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0