CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais ‘emagrece’ possibilidades de Obesidade

Mitigar um problema de saúde pública.

A luta contra a obesidade é um dos grandes desafios civilizacionais e representa um dos maiores problemas de saúde pública à escala mundial. Associada a um estilo de vida sedentário e à transformação dos hábitos alimentares, é um inimigo sem fronteiras e no nosso concelho a Câmara Municipal de Cascais tem posto em prática algumas medidas, tanto no combate como na mitigação.

O Dia Nacional Contra a Obesidade, que hoje se celebra, serve assim de bandeira, quer no alerta e pedagogia, quer na procura de respostas e soluções de um problema transversal.

A Organização Mundial de Saúde considera que a pré-obesidade e a obesidade são uma acumulação excessiva ou anormal de gordura com eventuais repercussões para a saúde. Mas como classificar o grau de obesidade de uma pessoa?

O cálculo faz-se através do índice de massa corporal (IMC) recorrendo a um cálculo muito simples. Então vejamos:

IMC = (kg) ÷ (altura × altura)

O excesso de peso corresponde a um IMC entre 25 e 30 e a obesidade surge quando o IMC é igual ou superior a 30.

Os estudos revelaram que há tipos de obesidade distintos. Geralmente as mulheres apresentam um aumento da gordura da cintura para baixo, associada ao aparecimento de varizes e doenças das articulações. Já nos homens a gordura localiza-se na zona da cintura e zona superior do tronco, mais ligada ao aparecimento de diabetes, hipertensão, aterosclerose e aumento de risco cardiovascular.

E por falar em outras doenças, a obesidade é ou não um fator que pode afetar o agravamento e desenvolvimento de outras doenças?

É importante ressalvar que, sendo a obesidade uma doença crónica, esta é considerada um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças, igualmente crónicas, não transmissíveis mas extremamente graves, tais como:

- Diabetes tipo 2, - Doenças cardiovasculares, - Dislipidemias, - Hipertensão arterial, - Distúrbios músculo-esqueléticos - Doenças oncológicas.

Estas doenças constituem as principais causas de morbilidade e mortalidade. Segundo o US Department of Health and Human Services (2007), os indivíduos obesos têm entre 50% a 100% maior probabilidade de risco de morte prematura comparativamente a indivíduos saudáveis.

A verdade é que além da saúde física, também a saúde mental sofre impacto com a obesidade. Os especialistas nesta área acreditam que o preconceito pode conduzir a dinâmicas que se correlacionam com problemas psicológicos e biológicos significativos, como medo de sair, medo da ridicularização aquando prática de exercício físico, ciclos de alimentação emocional, desenvolvimento de transtornos alimentares, depressão, hipertensão arterial, DCV e AVC. O que, em muitos casos, se traduz em maior dificuldade em tratar esta problemática.

A obesidade representa, também, um impacto económico pesado sobre o Sistema Nacional de Saúde (principalmente através das comorbilidades associadas) sendo extremamente importante o investimento em prevenção primária e literacia alimentar e nutricional da população.

Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara de Cascais, com o pelouro da área da saúde afirma: “em Cascais temos sido pioneiros nas políticas de promoção da saúde. Temos realizado um forte investimento para aumentar a qualidade de vida dos munícipes, adotando medidas concretas nomeadamente, através do Fórum Concelhio para a Promoção da Saúde. Nesta área os resultados nem sempre são imediatos, por isso temos de continuar a ser consistentes e resilientes para que as novas gerações tenham cada vez menores indícies de obesidade.”

Por isso mesmo, a autarquia de Cascais tem posto em prática algumas iniciativas no sentido de prevenir ou mitigar a obesidade:

Espaço S – Centro de Atendimento de Saúde Juvenil – disponibiliza consultas de Nutrição gratuitas para jovens residentes no concelho, entre os 10 e os 30 anos de idade; 

Academia da Saúde – Atua junto dos munícipes no sentido de promover a literacia em Saúde e a adoção de estilos de vida saudáveis;

- Cascais Sem Diabetes – Permite adquirir ferramentas que ajudam a minimizar o impacto da Diabetes em Cascais;

- Plataforma Saúde na Escola – Promove a saúde e os estilos de vida saudáveis no meio escolar, o que corresponde a um processo de capacitação das pessoas e das comunidades, que engloba os seguintes projetos:

- Crescer Saudável – Em parceria com a Associação Vitamimos esta intervenção assenta na promoção da literacia em saúde e a adoção de estilos de vida saudáveis, em meio escolar. Este projeto é direcionado para os alunos do primeiro ciclo do ensino básico de todas as escolas do concelho; 

-Eco Chefs – Em parceria com a Associação Vitamimos esta intervenção assenta na sensibilização para as escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes durante as aquisições no Bar e máquinas de venda da escola, e na formação de brigadas “Eco Chefes”, que serão embaixadores da alimentação saudável e que deverão dar continuidade a esta ação na comunidade escolar;

MUN-SI – Constitui um programa de promoção de saúde infantil que visa retardar a progressão da prevalência da pré-obesidade e da obesidade infantil, envolvendo a comunidade, através de atividades que a mobilizem para uma vida saudável.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0