CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais entra no espírito da Jornada Mundial da Juventude 2023

Encontro preparatório da JMJ traz participantes de mais de 150 países

Cascais acolheu esta quarta-feira, 19 de outubro, centenas de delegados de diferentes continentes, provenientes de mais de 150 países, que participam no Encontro Internacional Preparatório para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023. Um evento que, habitualmente, decorre antes de cada JMJ.

Neste Encontro Internacional participam equipas das direções do comité das JMJ, representantes das conferências episcopais e pastoral juvenil de todo o mundo, bem como de movimentos e congregações.

“Cascais está na rota mundial da Jornada Mundial da Juventude e hoje tivemos aqui o privilégio e a honra de receber o Encontro Internacional que está a acontecer em Portugal, de preparação para a Jornada do próximo agosto”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais que esteve presente na receção dos participantes que visitaram o concelho. “Esta é uma forma também de Cascais entrar no espirito deste grande movimento de iniciativa do Papa João Paulo II que teve esta inspiração quando esteve em Portugal”, acrescentou, ainda, o autarca.

O Encontro Preparatório Internacional é uma iniciativa do dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, com objetivo de pensar em conjunto as Jornadas Mundiais da Juventude. O evento acontece em duas edições. A primeira edição é sempre após uma Jornada, em Roma, como encerramento do encontro e lançamento do próximo. A segunda que passou hoje por Cascais, acontece cerca de um ano antes de cada JMJ, no país sede, como preparação para a jornada.

Segundo os organizadores, com este Encontro “pretende-se dar a conhecer a organização da JMJ Lisboa 2023, partilhando a cultura e identidade do país e cidade que vai acolher o próximo encontro mundial dos jovens com o papa”. A Jornada Mundial da Juventude acontecerá em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023, e Cascais prepara-se para receber milhares de jovens peregrinos.

Sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) | Iniciativa do Papa João Paulo II, a JMJ é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação e uma festa da juventude. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja. CMC | PL | AG | PR

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0