CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais homenageia irlandeses no Dia de São Patrício

Edifícios vestem de verde em homenagem à Irlanda.

O Museu Condes de Castro Guimarães e a fachada do Edifício Paços do Concelho iluminam-se de verde na próxima semana, associando-se às comemorações do movimento internacional Greening, que no dia 17 de março, Dia de São Patrício, ilumina monumentos e locais famosos de todo o mundo com a cor da Irlanda, o verde.

A Câmara Municipal de Cascais, a Fundação D. Luis I e a Embaixada da Irlanda assinalam assim, como habitualmente, as origens irlandesas de Jorge O`Neil, primeiro proprietário do palácio Museu Condes de Castro Guimarães, atualmente um museu.

Por essa razão, o Museu Condes de Castro Guimarães ilumina-se de verde associando-se às comemorações do Dia de S. Patrício, padroeiro da Irlanda.

Jorge O'Neill, homem ligado à política e reconhecido negociante, descendia dos Príncipes de Tyrone e de AIM Clannaboy Reis da Irlanda. Esta influência irlandesa está presente em vários elementos decorativos nos três palacetes que mandou construir no concelho de Cascais, nomeadamente, na Torre de S. Sebastião, atual Museu Condes de Castro Guimarães, na Casa de Santa Maria e na Torre de S. Patrício,  atual Museu da Música Portuguesa-Casa Verdades de Faria.

O Dia de São Patrício - Saint Patrick's Day - popularmente chamado de Paddy’s Day, é uma festa anual realizada desde 1997, comemorada a 17 de março, nos países de língua inglesa, celebrando a morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda. Tradicionalmente, as pessoas vestem-se de trajes verde e branco, saindo às ruas numa caminhada festiva. 

Por outro lado, o Serviço Cultural e Educativo vai lançar no Dia de S. Patrício um vídeo de uma visita guiada comentada \AIM\  à Torre de S. Sebastião.

O Cascais Food Lab também vai participar nestas celebrações e vai transmitir um live cooking com receitas tradicionais Irlandesas e promete apresentar uma mesa bem decorada, inspirada na cultura deste país . Na página de instagram Cascais vai decorrer um Giveaway do Saint Patrick's Day, a oferta do cabaz é da Bordbiaspain em parceria com a Embaixada da Irlanda.

O Embaixador da Irlanda em Portugal, Ralph Victory, afirmou: "Embora a atual situação de saúde pública não permita que celebremos o nosso Dia Nacional em pessoa, a Embaixada da Irlanda oferece os “Greenings” como um sinal de esperança e solidariedade para com os nossos amigos portugueses neste momento difícil. Com o colaboração do Tourism Ireland e do gabinete do Turismo de Portugal em Dublin, é com muita satisfação que alcançamos este ano um novo recorde, iluminando de verde diversos locais e monumentos de Norte a Sul de Portugal, até à noite de 17 de março. Numa altura em que muitos irlandeses não podem regressar a casa, continuaremos a iluminar Portugal de verde, oferecendo à nossa diáspora um sentimento de ligação à Irlanda. Gostaríamos de convidar todos os irlandeses e portugueses amigos da Irlanda, espalhados pelo país, a juntarem-se a nós nesta celebração."

A embaixada da Irlanda em Portugal considera que o St. Patrick’s Day é uma celebração global do que significa ser irlandês, do espírito, determinação, criatividade e o indefinível do que significa ser irlandês”. SRS

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0