CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais implementa curso de tratadores de animais em cativeiro

Iniciativa pretende zelar pelo bem-estar animal e criar emprego jovem.

O Centro de Proteção Animal, que integra a Associação São Francisco de Assis e o Centro de Recolha Oficial de Animais de Cascais, em conjunto com o Instituto para o Emprego e Formação Profissional (IEFP), implementou, a partir desta quinta-feira, um curso de Tratadores de Animais em Cativeiro. Esta é a primeira vez em Portugal que um Centro de Proteção Animal desenvolve esta formação.

Ao longo de 18 meses, 18 formandos vão executar atividades relativas à higiene, alimentação, sanidade, reprodução e maneio em cativeiro, bem como, ao acolhimento e relacionamento com o público e a situações de stress ou inadaptação. O curso confere o 9º. ano de escolaridade e a qualificação profissional de nível 2, com a designação de Tratador de Animais em Cativeiro, do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

“Estou certo de que, no final do curso, estes formandos vão colaborar com a Associação São Francisco de Assis ou criar os seus próprios negócios, de forma empreendedora, e contribuir para que Cascais continue a liderar nas políticas públicas de proteção, saúde e bem-estar animal”, refere Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais.

João Salgado, vice-presidente da Associação São Francisco de Assis de Cascais, dá conta de que existe uma lacuna quanto à especialização e profissionalização nestas matérias e, por isso, “esta iniciativa faz todo o sentido”. “Estamos a cumprir um sonho, desta forma, pretendemos ser também um polo de captação de talentos e de criação de empregos, onde os formandos possam ter aulas teóricas e também pôr a ‘mão na massa’. É uma oportunidade de ouro para eles”, termina.  

SJ/CMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0