CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais inaugura VIII Semana da Proteção Civil

Carlos Carreiras dedicou a sua intervenção aos jovens alunos presentes na cerimónia a quem falou sobre segurança e prevenção.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais inaugurou hoje, no CascaiShopping, a 8ª ‘Semana da Proteção Civil’, este ano subordinada ao tema das “Alterações Climáticas”.

Carlos Carreiras dedicou a sua intervenção aos jovens alunos presentes na cerimónia a quem falou sobre segurança e prevenção no arranque desta VIII edição da “Semana da Proteção Civil”, cujo objetivo principal é envolver a população nas atividades de prevenção do Sistema Municipal de Proteção Civil e sensibilizar para a necessidade de adoção de uma cultura de Prevenção e Planeamento de Emergência.

O autarca recordou aos jovens o último grande incêndio florestal de outubro passado e explicou a atividade de proteção, prevenção e combate aos flagelos por parte do sistema municipal em caso de emergência.

Carlos Carreiras considera a ‘Semana da Proteção Civil’ um acontecimento muito relevante para a sociedade porque “democratiza e difunde o saber reagir” e relembra: “acabámos de sair de um ano em que a nossa resiliência foi testada por fenómenos extremos. Eventos como a Semana da Proteção Civil alinham os cidadãos com a estratégia do município: se todos soubermos como agir, se todos formos agentes de Proteção Civil, então estaremos mais preparados para as adversidades, então seremos mais fortes”.

O diretor do Cascaishoping, Luís Vilhena de Mendonça, o anfitrião da exposição deste arranque da ‘Semana da Proteção Civil’, reiterou a importância para o espaço que dirige da Proteção Civil e das ações de sensibilização das populações para esta temática.

“Este é o oitavo ano que recebemos a Semana da Proteção Civil e esta iniciativa é o resultado do feedback bastante positivo recebido nas edições anteriores, tanto por parte das entidades envolvidas, como das escolas e do público em geral”, afirmou, acrescentando: “acreditamos que este tipo de projetos constitui uma mais-valia para a comunidade em que nos inserimos e estamos empenhados em prosseguir com este tipo de ações e torná-las mais ricas, oferecendo cada vez informação e esclarecendo a população”.

Ao longo da semana em que decorre a iniciativa, de 25 de fevereiro a 3 de março, as várias entidades que integram o Sistema Municipal de Proteção Civil de Cascais vão marcar presença com demonstrações de grupos de intervenção cinotécnicos da GNR, exposições e atuações musicais e ações de sensibilização.

O diretor Municipal da Proteção Civil, Carlos Mata, referiu que o Dia Mundial da Proteção Civil, comemorado a 01 de março, se integra também no âmbito do programa desta Semana da Proteção Civil.

“Temos uma série de iniciativas, algumas vocacionadas para as escolas, mas também para a população em geral”, disse, sublinhando que os momentos altos serão um simulacro de evacuação do Cascaishoping, incluindo o Hospital de Cascais, que funcionará como hospital de emergência de catástrofe, e um seminário dedicado às Alterações Climáticas e as suas consequências para as populações.

Por seu lado, Mónica Araújo, Adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais para a Proteção Civil, considerou que o principal objetivo deste evento é “consciencializar a população para a prevenção por parte do sistema municipal de Proteção Civil e sistematizar a questão do atendimento, as emergências e o planeamento das emergências, voltado para o entendimento da população”.

“Nós contamos com uma base de um planeamento eficaz onde estabelecemos estratégias, os objetivos, através de um bom plano de emergência para que possamos preparar toda a população para qualquer cenário”, concluiu.

A 8ª edição da Semana da Proteção Civil decorre em Cascais até ao próximo dia 3 de março.

Saiba mais em: https://bit.ly/2XpoHZu

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0