CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais inova com parque de estacionamento sustentável | Quinta da Carreira

O novo parque de estacionamento e zona verde da Quinta da Carreira, em S. João do Estoril, tem 200 lugares de estacionamento gratuito e zona verde. Para além disso é um parque totalmente sustentável, no que se refere à iluminação LED inteligente que gera a sua própria energia eólica e solar. Este parque insere-se na estratégia de mobilidade do concelho.

Com terreno adquirido pelo município, o projeto do parque foi desenvolvido pela Câmara Municipal de Cascais em conjunto com a Associação de Moradores da Quinta da Carreira e tem dotação para 200 lugares de estacionamento. Situado junto à estação da CP, este parque insere-se na estratégia de mobilidade do concelho – MOBI Cascais – que tem como objetivo incentivar a utilização de transportes públicos, nomeadamente do caminho-de-ferro. Pelo que os utentes do comboio, aderentes ao Mobi Cascais, poderão usufruir de estacionamento gratuito neste parque, sem qualquer custo acrescido ao valor do passe.

O novo parque é sustentável e “eco-friendly”, completamente integrado na zona envolvente à ribeira. A iluminação, constituída por 18 candeeiros LED, não é abastecida pela rede pública, uma vez que utiliza a energia eólica e solar para funcionar. Parte dos candeeiros funcionam num ângulo de 360 graus, e outra parte junto à ribeira, funcionam a 180 graus para não prejudicar os moradores. A iluminação muda também a sua intensidade quando passam veículos e pessoas.

O parque terá também um sistema de vídeo vigilância, incorporado nos equipamentos de iluminação que geram a sua própria energia. Será igualmente instalado um sistema wi-fi para uso dos utentes do parque e, assim, generalizar o acesso às novas tecnologias.

“Apesar de não ter sido um projeto pacífico, este parque está concluído e tem sido alvo de muitos elogios por parte dos moradores” referiu o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras que acrescentou: “ o parque vem resolver os problemas de estacionamento de quem utiliza o comboio, dos próprios moradores e da Escola Secundária de S. João do Estoril, o que possibilita estarmos a cumprir a nossa estratégia de melhorar a mobilidade urbana”. Por tudo isto “temos vindo a receber o aplauso unânime de moradores junto ao parque e de outros residentes na Quinta da Carreira”, afirmou o autarca.

O conceito deste parque vai ser replicado noutras zonas do concelho, com bolsas de estacionamento, apoiando e incentivando a que as pessoas utilizem mais o transporte público de forma mais sustentável e económica, referiu, ainda, Carlos Carreiras.

Quando da visita ao parque pelo executivo municipal e técnicos camarários, os moradores foram acorrendo para comentar a obra.

“ A Câmara de Cascais está de parabéns! Acho que esta obra é ótima, nunca pensei que ficasse assim, ficou muito melhor do que aquilo que eu julgava” exclamou Carlos Vidal, morador da zona que acrescentou “está muito ecológica, muito bem delineada e vai dar melhor ambiente ao bairro e quando as árvores crescerem vai ser muito bom no verão, com sombra e mais humidade”.

“No inverno quando chovia muito nesta zona, as águas pluviais infiltravam-se e as garagens aqui em frente ficavam alagadas. Com a drenagem para a ribeira que aqui foi feita está resolvido este problema” explicou, ainda, Carlos Vidal.

Ana Coutinho, moradora da Quinta da Carreira há mais de 30 anos, também quis deixar o seu testemunho: “ Acho o parque formidável, muito bonito e vai trazer uma mais-valia a todos os que moram aqui”. Ana Coutinho referiu ainda o facto positivo de ter sido conseguida “uma solução de compromisso” em que os moradores foram ouvidos e “puderam dar o seu contributo” num projeto “para bem dos moradores e da natureza”.

  

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0