Está aqui
Cascais investe na Escola
























































Logo na segunda-feira, 23 de setembro, ao início da manhã, Carlos Carreiras foi recebido pelos alunos da Escola Básica de Manique que depois do verão puderam encontrar uma escola mais bonita, dada a nova pintura do edifício. Neste dia o presidente e a sua comitiva, da qual fazem parte vereadores e técnicos do município, visitaram ainda a Escola Básica da Malangatana, na Cruz Vermelha, que além de ter sido pintada também recebeu reparações no pavilhão do refeitório. Na visita a este estabelecimento de ensino, Carlos Carreiras salientou que “as intervenções nesta escola são um perfeito exemplo de como melhorar a escola afeta a comunidade”, dado que, até há uns anos, nenhum professor permanecia muito tempo nesta escola que tinha diversos problemas e que, hoje em dia, além dos professores permanecerem, há uma melhor relação com a comunidade do bairro envolvente. A visita prosseguiu para o Jardim de Infância de Bicesse que depois do verão, tem novos pavimentos e os rodapés recuperados, já a Escola Básica Fernando José dos Santos, na Amoreira, passou a ter a confeção dos alimentos no próprio estabelecimento e o ginásio reparado.
Em cada escola, o presidente da autarquia foi recebido pelos alunos com grande alegria. O autarca fez ainda questão de confirmar se os alunos estavam contentes com as intervenções que foram feitas e perguntou-lhes também quais seriam as próximas obras necessárias. Para Carlos Carreiras, “a educação é hoje, como tem sido sempre, uma das nossas prioridades políticas,” dado que pretende que “todos os cidadãos de Cascais tenham na educação pública um verdadeiro elevador social para uma verdadeira igualdade de oportunidades”.
Na terça-feira, da parte da tarde, foi tempo de visitar a Escola Básica da Galiza, que agora tem um telheiro maior para proteger os alunos da chuva e foram arranjadas algumas fugas de água no espaço exterior. Já a Escola Básica Hortênsia Correia, em São Pedro do Estoril, foi pintada, vai ser aumentada e vai ter uma nova cobertura para que os alunos possam ter sombras para brincar. A Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo, no Estoril, começou este ano letivo com mais uma sala que acolhe agora a turma do Jardim de Infância enquanto a Escola Raúl Lino viu os seus esgotos serem reparados, tem um novo pavimento e ainda vai receber algumas reparações a nível da cobertura e do equipamento do Parque Infantil do Jardim de Infância.
Já quarta-feira foi dia de visitar a Escola Básica dos Lombos, que tem o campo exterior recuperado, o Jardim de Infância de Carcavelos e a Escola Básica dos Lombos, que têm agora os espaço exteriores recuperados e ainda a Escola Básica do Murtal que além de ter sido pintada, o campo de jogos foi alargado e em breve vai receber uma cobertura.
As visitas às escolas prosseguem na Quinta-feira, 26 de setembro. Ao todo, foram 30 as Escolas Básicas que receberam obras este verão, num investimento de mais de três milhões de euros. Em breve, vão ser as Escolas de 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundárias a ser alvo de obras, após a autarquia ter assinado um Acordo de Colaboração com o Ministério da Educação para a Requalificação de Estabelecimentos de Ensino.
“Quando investimos 30 milhões de euros em escolas, estamos a tratar do futuro de todos,” concluiu Carlos Carreiras.