CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais já tem Autocarros Gratuitos

Medida entrou em vigor a 1 de janeiro de 2020

Cascais é o primeiro município do país a ter transporte rodoviário gratuito. A medida foi implementada a 1 de janeiro de 2020 e, ao longo deste mês, os autocarros da rede intramunicipal são gratuitos para todos. A partir de fevereiro, para poder usufruir dos serviços gratuitos, já é necessário ter um cartão Viver Cascais que pode ser pedido desde já por residentes e, em breve, também por estudantes e trabalhadores no concelho.

Fazer pedido de cartão Viver Cascais | Ver carreiras abrangidas

Validada pelo Tribunal de Contas no final de 2019, a medida entrou em vigor dia 1 de janeiro e abrange todas as linhas/carreiras de autocarros municipais, cuja circulação é exclusivamente realizada dentro do Concelho (ler mais).

Para saber como está a ser aplicada a medida, nesta manhã, 2 de janeiro, o autocarro 462 (Cascais-Carcavelos-S. D. Rana) teve ainda mais passageiros: o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, membros do executivo da autarquia e jornalistas juntaram-se aos passageiros habituais. Houve ainda presença de voluntários encarregues de explicar como pedir o Cartão Viver Cascais.

Impacto ambiental, social e económico

Esta é uma medida que tem “um impacto muito forte do ponto de vista ambiental”, salientou Carlos Carreiras, acrescentando haver ainda “um segundo pilar”, ou seja, “a coesão social e territorial”. Mas a medida tem um alcance ainda mais lato: também “do ponto de vista económico acreditamos que estamos a atrair mais empresas que por sua vez criam mais postos de trabalho”, reforçou ainda o autarca. Carlos Carreiras desmistifica a ideia de que um previsível aumento do número de passageiros, face à oferta de transporte gratuito traga constrangimentos: “esse será um excelente problema, que é haver muita gente a aderir ao transporte coletivo. Nós responderemos com mais meios e com mais capacidade. Isso já está planeado e previsto”.

Passageiros satisfeitos

Beatriz Gonçalves é uma das passageiras que viajou na carreira 462 esta manhã. Para a munícipe, esta medida vai fazer com que “muito mais pessoas possam optar por transportes públicos, nomeadamente os rodoviários, o que vai fazer com que haja uma mudança muito importante” e salienta: “Vamos conseguir ser um concelho muito mais sustentável. É bom para o ambiente e todos têm a ganhar com isso, por isso espero que seja um modelo para o país inteiro”.

Concurso público internacional trará mais novidades

De recordar que Câmara Municipal de Cascais aguarda que o resultado do concurso público internacional entre em vigor: “Esperamos que seja no final do primeiro semestre deste ano e logo aí vai haver duplicação de oferta, quer em número de carreiras quer em número de frequências,” adianta o presidente da autarquia.

Alargamento ao comboio

Quanto ao alargamento da gratuitidade para o percurso em comboio dentro do concelho, Carlos Carreiras anuncia que “já estão a decorrer negociações do ponto de vista técnico com a CP para incluir também o comboio como gratuito dentro do concelho de Cascais”.

 

 

Páginas

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0