CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais lança programa para avaliação psicológica de condutores

“Vivemos uma verdadeira guerra civil nas estradas portuguesas” , referiu o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa
Foi esta sexta-feira lançado, em Cascais, o Programa de Avaliação Psicológica para condutores, dirigido a todos os que precisam de renovar a sua licença de condução. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e a Cruz Vermelha Portuguesa, através da delegação da Costa do Estoril.
 
Os requisitos de aptidão física e mental para obtenção e renovação dos títulos de condução são exigências impostas por lei. Pelo que o programa agora lançado visa “ dar resposta a uma necessidade legal” para todos aqueles que pretendam obter ou renovar a sua carta, “ de uma forma mais rigorosa do que aquela que atualmente se pratica nessas situações”, afirmou Maria Manuela Filipe, presidente da delegação da Costa do Estoril da Cruz vermelha Portuguesa e uma das mentoras do projeto.
 
Muito critico sobre os atuais procedimentos na renovação das cartas de condução em Portugal, Francisco George, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, salientou que “as pessoas nem imaginam quantos condutores existem que não têm condições para estar ao volante”. 
 
No entanto, este assunto parece continuar a ser menosprezado tanto pelos cidadãos como por todos os que têm responsabilidade no assunto. Sobretudo, porque está em causa tanto a segurança dos outros, como a nossa própria segurança (quiçá a própria vida).
 
“Temos um milhão de residentes em Portugal com mais de 75 anos. 330 mil portugueses com mais de 85 anos e cerca de 5000 com mais de 100 anos. Muitas destas pessoas ainda possuem licença para conduzir. Quantas delas estarão de facto aptas?” alertou o presidente da Cruz Vermelha.
 
No que se refere a acidentes de viação, “vivemos uma verdadeira guerra civil nas estradas portuguesas. Os condutores têm uma autêntica arma na mão”, acrescentou Francisco George, justificando a pertinência de um maior rigor na avaliação das aptidões físicas e mentais dos condutores.
 
O programa agora lançado em Cascais tem, assim, como objetivo imediato a avaliação de fatores de risco para a tarefa da condução. Esta avaliação psicológica envolve diferentes competências na área da psicologia, através de um conjunto de testes que avaliam as áreas percetivas, cognitivas, psicomotoras e psicossociais, entre outras. 
 
“A grande mais-valia deste programa é que tem grande flexibilidade porque é móvel, ou seja, tanto pode ser feito na sede da delegação da Costa do Estoril como em qualquer outro lugar que o requeiram, empresas ou instituições”, referiu Maria Manuela Filipe. 
 
O Decreto-Lei 37 / 2014, de 14 de Março, prevê a obrigatoriedade da realização de uma Avaliação Psicológica aos condutores ou candidatos a licença de condução para alguns grupos de veículos, nomeadamente para o Grupo 2, que inclui veículos das categorias C, C+E, D, D+E, das subcategorias C1, C1+E,D1 e D1+E, bem como os condutores das categorias B e B+E que exerçam a condução de ambulâncias, veículos de bombeiros, de transporte de doentes, transporte escolar e de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer. 
 
Todavia, este programa do município de Cascais em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, pode ser utilizado por todos os que o requeiram, nomeadamente, empresas que tenham ao seu serviço condutores, escolas, esquadras de polícia, associações de profissionais de condução, escolas de ensino da condução, instituições que trabalhem com a população sénior, ou no presente caso, o próprio município de Cascais, relativamente aos seus condutores profissionais ou qualquer funcionário que conduza regularmente.
 
A presidente da delegação da Costa do Estoril da Cruz Vermelha Portuguesa adiantou, ainda, que brevemente irão ser celebrados protocolos com diversas empresas e instituições do concelho para disponibilizarem o programa aos seus colaboradores de forma gratuita ou a baixo custo. 
  

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais