CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais marca presença na Portugal Smart Cities Summit 2019

MobiCascais e City Points Cascais são apresentadas no maior evento sobre cidades inteligentes, que está a decorrer na Feira Internacional de Lisboa até ao dia 23 de maio.

A edição de 2019 da Portugal Smart Cities Summit começou nesta terça-feira, 21 de maio, sob o tema "O Futuro Passa Aqui." Ao longo de três dias, este evento vai reunir grandes empresas, entidades, universidades e municipios para apresentarem as suas soluções smart. Até 23 de maio, Cascais vai estar representado através da MobiCascais, plataforma integrada para gestão da mobilidade, e da aplicação City Points, prémio World Summit Awards na categoria de governança.

O produto inovador MobiCascais foi apresentado aos participantes da Portugal Smart Cities Summit no primeiro dia. Primeiro Sistema de Mobilidade Integrada do país, criado em 2016 na sequência da alteração legislativa que permitiu à autarquia assumir-se como Autoridade Municipal de Transportes, a MobiCascais visa dar à população várias e melhores soluções de locomoção.

Foram criadas novas rotas de autocarro e elaborados novos pacotes de mobilidade, incluindo modalidades gratuitas para jovens com menos de 14 anos e descontos para seniores com mais de 65 anos.

O sistema de  bikesharing foi também alargado por todo o concelho passando de 50 bicicletas apenas na vila, para 850 em todas as freguesias, e estão, atualmente, a ser criadas novas formas de mobilidade, como a implementação de um sistema de trotinetas elétricas e, muito recentemente, o veículo autónomo.

Também presente no Portugal Smart Cities está a City Points Cascais, uma aplicação com base na gamificação, que premeia as boas práticas dos cidadãos com pontos que podem, depois, ser trocados por diversos produtos ou serviços, como entradas em museus, descontos em atividades desenvolvidas no concelho entre muitos outros.

Até 23 de maio, a Feira Internacional de Lisboa vai receber 11 conferências que contam com a presença de mais de 100 oradores nacionais e internacionais num evento que recebe também mais de 40 startups. Cascais é um dos 21 municípios presentes.

Nos próximos dias, na Portugal Smart Cities Summit vai ser debatido o futuro das cidades inteligentes abordando diferentes temas relacionados com o conceito como a mobilidade, IoT, cibersegurança, big data, energia, água, relação cidade-cidadão, transformação digital, entre outros. O evento terminará com a conferência “Água e Cidades do Futuro Powered By NOS”. 


Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais