CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais no centro mundial da Arte Urbana e Contemporânea

Alexandre Farto, internacionalmente conhecido por Vhils, o criador de arte urbana com mais projeção internacional, fez hoje a apresentação do futuro MARCC – Museu de Arte Urbana e Contemporânea de Cascais. O museu que está previsto entrar em pleno funcionamento no início de 2018, vai ocupar o espaço ao lado do parque de estacionamento da Marina de Cascais. O MARCC resulta de uma parceria única entre o Município de Cascais e o artista visual português, financiado a partir de fontes públicas e privadas.

O MARCC – Museu de Arte Urbana e Contemporânea de Cascais é um museu dinâmico e inovador localizado no Bairro dos Museus, centrado em promover o contacto entre o público em geral e o trabalho dos artistas visuais por detrás do movimento global da arte urbana contemporânea, celebrando uma energia criativa singular que deu novo alento às nossas cidades e redefiniu a nossa perceção e fruição da arte.

Este é um dos poucos museus no mundo exclusivamente dedicado ao entendimento e à apreciação desta arte multidisciplinar.

“ O nosso desenvolvimento enquanto sociedade passa por criar em Cascais uma comunidade criativa e talentosa, apostando naqueles que já são os nosso maiores criativos”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, acrescentando que “ Ao fundarmos o nosso desenvolvimento de uma forma partilhada, livre e democrática, estamos a contribuir para uma comunidade mais tolerante e a promover a coesão social”.  

O MARCC encontra-se empenhado em produzir exposições e programas de qualidade que apoiam e promovem o trabalho de artistas de Portugal e do estrangeiro. Trabalhando de perto com curadores reputados, o Museu dispõe de uma coleção permanente em exibição, complementada com a realização de três exposições temporárias por ano. Um Jardim de Esculturas exterior está a ser concebido como um trabalho em progresso, pensado para se ir desenvolvendo ao longo do tempo.

“Depois de termos a Paula Rego, como grande representante da arte contemporânea, tínhamos que ir buscar o Vhils que é aquele que entendemos ser o símbolo de uma juventude muito criativa e altamente cosmopolita, capaz de atrair para Portugal o melhor talento mundial”, afirmou, ainda, Miguel Pinto Luz, Vice-presidente da Câmara de Cascais.

Para o artista Vhils, este museu inovador é um sonho concretizado que passa por “validar, dar espaço e respeito a este movimento multifacetado e multidisciplinar constituído por pessoas que fizeram muito pela Arte no espaço público.”

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0